Mais

Gareth Southgate critica adeptos ingleses pelas vaias a Jordan Henderson

Henderson foi vaiado pelos adeptos
Henderson foi vaiado pelos adeptosAFP
O treinador da Inglaterra, Gareth Southgate, disse que não fazia sentido vaiar Jordan Henderson. O médio atualmente no Al-Ettifaq, da Arábia Saudita ouviu assobios durante a vitória de sexta-feira por 1-0 sobre a Austrália.

Henderson foi nomeado capitão da Inglaterra para a partida, com o médio a jogar 62 minutos antes de ser substituído debaixo de assobios vindos da bancadas do Estádio de Wembley. O jogador transferiu-se do Liverpool para o Al-Ettifaq, da Saudi Pro League, com um contrato de três anos em julho. A mudança para a Arábia Saudita, onde a homossexualidade é ilegal, fez manchetes porque Henderson há muito que apoia as pessoas LGBTQ e não caiu bem entre os adeptos.

"Não percebo mesmo nada. Ele é um jogador que já fez 79 jogos pela Inglaterra e o seu empenho e o que fez pela Inglaterra é excecional", disse Southgate aos jornalistas: "Ele é um exemplo para todo o grupo, pelo seu profissionalismo e pela sua abordagem. Algumas pessoas decidiram aplaudir, mas eu realmente não entendo o porquê disso. Vamos lá, jogamos contra a Itália na terça-feira e vamos apoiar esta equipa."

Depois de a Federação de Futebol da Arábia Saudita ter anunciado este mês que iria candidatar-se à organização do Campeonato do Mundo de 2034, Henderson manifestou o seu apoio à candidatura num vídeo.

Questionado sobre se isso poderia ter levado os adeptos ingleses a manifestar o seu desagrado, Southgate disse: "O que é que isso tem a ver com o apoio a um jogador que veste a camisola de Inglaterra? Não sei muito bem para onde estamos a ir com tudo isto. Estou extremamente impressionado com os valores e decisões impecáveis que todos no nosso país estão a tomar agora. Sei o que está na origem de tudo e o que aconteceu, mas desafia a lógica que se assobie um jogador que está a jogar de alma e coração pela Inglaterra.?"

A Inglaterra defronta a Itália na terça-feira, num jogo de qualificação para o Euro-2024.