Mais

Gareth Southgate vê Inglaterra preparada para vencer o Euro-2024: "É um grupo interessante"

Gareth Southgate procura o primeiro título por Inglaterra
Gareth Southgate procura o primeiro título por InglaterraAFP
O selecionador da Inglaterra, Gareth Southgate, disse estar confiante de que a sua equipa pode lidar com as expectativas que advêm do facto de a sua equipa ser uma das favoritas para ganhar o Euro-2024, depois do sorteio de s´bado.

A equipa inglesa vai defrontar a Dinamarca, a Eslovénia e a Sérvia no Grupo C do torneio, onde tentará finalmente conquistar o primeiro grande título desde o Mundial-1966.

Em terceiro lugar no último ranking mundial da FIFA, a Inglaterra é atualmente vista como a principal candidata a vencer o Euro, juntamente com a França, equipa que eliminou os ingleses no Mundial-2022.

"Estamos em terceiro lugar no ranking mundial esta semana. Há cinco anos que estamos entre os cinco primeiros, por isso eles têm tido desempenhos consistentes, pelo que penso que estão habituados a isso", disse Southgate sobre a sua equipa, que ficou em primeiro lugar no grupo de qualificação para o Euro-2024, à frente da Itália, sem perder um jogo.

"Eles têm essa expectativa. Estão habituados a jogar em grandes jogos juntos e individualmente, por isso estamos entusiasmados e ansiosos pelo torneio".

Sob o comando de Southgate, a Inglaterra chegou às meias-finais do Mundial-2018 e perdeu a final do Euro-2020 nos penáltis frente à Itália, antes da derrota por 2-1 com a França no Catar.

Esse jogo esteve no fio da navalha e poderia ter terminado de forma diferente se Harry Kane não tivesse falhado um penálti no final. No entanto, há confiança de que a Inglaterra pode agora estar mais bem equipada para ir até ao fim na Alemanha em junho e julho próximos, dada a atual forma de Kane no Bayern de Munique e de Jude Bellingham no Real Madrid, em particular.

Kane "fabuloso"

"Estamos muito contentes por ter esses jogadores. Sentimos que o plantel está a ser construído há muito tempo e que a Inglaterra vai ser competitiva no futuro próximo", afirmou Southgate.

"Se estivermos sempre nas últimas fases, a maioria das equipas que vencem, é isso que fazem, aproximam-se e chegam lá".

Kane marcou 22 golos em 18 jogos em todas as competições pelo Bayern desde a sua transferência para a Alemanha do Tottenham Hotspur.

"Ele é um jogador fabuloso", acrescentou Southgate.

"Os jogos são um pouco diferentes neste momento no Bayern, porque eles dominam muito os seus jogos. É um jogador muito especial e, mais uma vez, ganhou tantos jogos para nós, não apenas com os seus golos, que é o fator óbvio, mas com o seu jogo de ligação, a sua capacidade de passe, a forma como lidera a linha, por isso temos muita sorte em tê-lo".

A Inglaterra iniciará a sua participação no Euro contra a Sérvia, 34º classificada do ranking mundial, na cidade de Gelsenkirchen, casa do Schalke 04, a 16 de junho.

Depois desloca-se a Frankfurt para defrontar a Dinamarca, a 20 de junho, numa repetição da meia-final do Euro-2020, que a Inglaterra venceu por 2-1 no prolongamento.

O último jogo do grupo será em Colónia, a 25 de junho, contra a Eslovénia, que a Inglaterra derrotou por 1-0 no Mundial-2010.

"Quando a Dinamarca aparece em primeiro lugar, pensamos que é interessante", disse Southgate quando lhe foi dito que a Inglaterra tinha recebido um sorteio favorável.

"Claro que toda a gente estava a pensar na Itália, num dos lugares mais baixos, e na Croácia, mas devo dizer que acho que a Sérvia é um adversário muito perigoso".

"E a Eslovénia leva-me de volta a um dos meus primeiros jogos como treinador, em que, se Joe Hart não tivesse feito uma das melhores defesas que já vi, provavelmente não estaria aqui", acrescentou, referindo-se a um empate 0-0 em Liubliana, numa partida de qualificação para o Mundial, em outubro de 2016.

Se a Inglaterra ficar em primeiro lugar no seu grupo, defrontará o terceiro classificado nos oitavos de final em Gelsenkirchen, a 30 de junho. No entanto, se ficar em segundo lugar, enfrentará em Dortmund os vencedores do Grupo A, que inclui a anfitriã Alemanha e também a Escócia.