Mais

Lamine Yamal, o mais jovem titular de sempre da seleção principal espanhola

Lamine Yamal continua a fazer história
Lamine Yamal continua a fazer históriaAFP
O jogador do Barcelona foi titular contra o Chipre e esteve muito perto de marcar mais um golo, tal como fez contra a Geórgia, com um potente remate da entrada da área.

Lamine Yamal continua a acumular recordes: na passada sexta-feira, tornou-se o jogador mais jovem a participar e a marcar num jogo da seleção principal. O talentoso extremo, que esteve em campo durante toda a segunda parte, depois das lesões de Marco Asensio e Dani Olmo (Nico Williams, que caiu em desgraça na terça-feira, foi o outro jogador escolhido por Luis de la Fuente), brilhou com um belo drible e um golo para a história.

O treinador de Haro, dias depois de ter deslumbrado os adeptos, decidiu dar-lhe a oportunidade de ser titular. À frente de Ferran Torres e Yéremy Pino - algo lógico, porque os dois últimos não estavam entre os 24 convocados -, o jogador nascido em Mataró dançou no relvado, dentro e fora da área, com cortes por todo o lado. Os seus dribles constantes, para a esquerda e para a direita, deixaram Anderson Correia e companhia tontos.

Yamal regressa a Barcelona com um nível de popularidade mais elevado e muito perto de ficar na roja (falta-lhe uma internacionalização para confirmar que Marrocos não tem qualquer hipótese de o recrutar). Algo muito estranho tem de acontecer face a uma hipotética reviravolta no guião, pois De la Fuente está muito satisfeito com o que viu em campo e o próprio jogador já viu o quanto confiam nele.

"Teve um desempenho fantástico e ao mesmo nível que os restantes companheiros. Ele tem essas faíscas e esse génio, mas temos de lhe dar tempo e calma. Ele pode fazer muitas coisas no futebol se for humilde e tiver os pés assentes na terra. Este tipo de futebolista é diferente. Os processos de treino são mais rápidos. Estão sempre um passo à frente. Temos de o proteger e cuidar dele. Ele vai passar por picos e terá de estar preparado para os momentos menos bons", disse o treinador quando questionado sobre o adolescente precoce.