Nicolae Stanciu e o objetivo da Roménia no Euro-2024: "Passar a fase de grupos, é isso que todos queremos"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nicolae Stanciu e o objetivo da Roménia no Euro-2024: "Passar a fase de grupos, é isso que todos queremos"

Nicolae Stanciu, capitão da seleção da Roménia
Nicolae Stanciu, capitão da seleção da RoméniaProfimedia
O capitão da seleção da Roménia, Nicolae Stanciu, disse esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que quer ganhar os jogos de preparação para o Euro-2024, contra a Irlanda do Norte e a Colômbia, para aumentar a confiança do grupo antes da competição, na Alemanha.

"Parece-me que o tempo de novembro até agora quase não passou, porque estávamos ansiosos por nos voltarmos a ver, por voltarmos a ter jogos pela seleção nacional. Mas, a partir de agora, será definitivamente mais rápido, porque o tempo é curto e temos de aproveitar ao máximo o nosso tempo juntos, os treinos e os jogos que temos. Temos de elevar o nosso nível, porque sabemos o que nos espera no verão", afirmou Nicolae Stanciu.

"Queremos ganhar todos os jogos, é essa a mentalidade do grupo. Há muitas coisas que estamos a trabalhar nos treinos, esperamos seguir o mais possível as exigências do treinador e ganhar os jogos, porque os resultados positivos dão-nos uma confiança incrível. O mesmo aconteceu no ano passado, quando terminámos invictos, e sentimos isso depois de cada ação. A confiança do grupo aumentou sempre, o que é muito importante. É por isso que queremos dois resultados positivos agora", acrescentou o capitão da Roménia.

"É menos importante quem  marca e, francamente, prefiro sempre ganhar com um mau golo. Agora não há necessidade de discursos motivacionais, este grupo cresceu imenso, temos de nos manter iguais e representar o melhor possível a camisola que vestimos. Dentro de alguns dias, fará oito anos que estou com a seleção nacional e este é, sem dúvida, o melhor ambiente. Posso dizer que é o melhor momento desses anos e o grupo mais unido", assumiu Stanciu.

O capitão "tricolor" acredita que 90% do sucesso da qualificação para o Campeonato da Europa é mérito do treinador, mas logo Edward Iordănescu, presente na conferência, quis intervir e especificar que a equipa técnica teve uma contribuição de apenas 10%.

"Toda a equipa foi decisiva, mesmo que tenha havido alguns momentos difíceis que atravessámos, mas o importante é que nos mantivemos unidos e fiéis às ideias do treinador e conseguimos ultrapassar tudo. Um momento difícil foi depois do jogo com Israel (em casa), mas recuperámos bem depois das discussões com o ,ister e três dias depois conseguimos ganhar ao Kosovo. Devemos 90% da qualificação a ele, pela forma como atua e pelo empenho que respeitamos, pela relação que tem connosco. E estamos ansiosos pelo que se segue, esperamos que ele esteja connosco o máximo de tempo possível daqui para a frente. Não me cabe a mim falar sobre a prorrogação do contrato do treinador, isso cabe à federação e ao mister, não posso comentar, mas queremos certamente ter os resultados que desejamos e, se os tivermos, queremos certamente que o mister fique connosco durante muito tempo", disse Stanciu.

"Em caso algum, 90% do mérito é meu, 10% é nosso e 90% é dos jogadores. Não fizemos mais do que juntá-los e mostrar-lhes o caminho que tiveram de percorrer. Eles trilharam esse caminho com afinco e devem continuar a ser os actores principais, sem falta", respondeu Iordănescu.

Stanciu anuncia o objetivo da equipa

Nicolae Stanciu afirmou que, até ao início do Campeonato da Europa, todos os jogadores querem aumentar o seu nível de preparação para terem o melhor desempenho possível na Alemanha.

"Todos estão a pensar no Campeonato da Europa, todos querem evoluir e elevar o seu nível o mais possível até essa competição final. Tenho a certeza de que todos os rapazes o farão, queremos estar saudáveis e jogar o mais possível pelas equipas dos clubes. E para o torneio final, penso que todos concordam que o primeiro objetivo é passar dos grupos, é isso que todos queremos", disse Stanciu.

A seleção nacional da Roménia vai defrontar a Irlanda do Norte na sexta-feira, na Arena Nacional da capital, e a Colômbia no dia 26 de março, no Civitas Metropolitano de Madrid, em dois particulares antes do Euro-2024.