Faltam ainda três vagas para o Euro-2024: Polónia, Ucrânia e Grécia são as favoritas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faltam ainda três vagas para o Euro-2024: Polónia, Ucrânia e Grécia são as favoritas
Lewandowski festeja um golo da Polónia
Lewandowski festeja um golo da PolóniaAFP
Nos próximos dias, além dos últimos amigáveis antes da oficialização das listas de convocados para o Campeonato da Europa, serão também decididos os três lugares que faltam para o certame alemão. As meias-finais (jogo único) de cada percurso realizam-se esta quinta-feira, com as finais na terça-feira, dia 26.

No percurso A, a Polónia recebe a Estónia em Varsóvia, enquanto o País de Gales defronta a Finlândia em Cardiff. A final será disputada em solo galês ou finlandês. Em termos de potencial do plantel, a Polónia é favorita devido à presença de Robert Lewandowski na frente e de jogadores de topo como Szczesny na baliza, Kiwior, Zielinski e Zalewski.

No entanto, a vantagem de jogar em casa poderá ser um trunfo importante para o País de Gales (sem Bale, mas ainda com Ramsey) ou para a Finlândia. Os vencedores ficarão no Grupo D do Campeonato da Europa, juntamente com a França, a Holanda e a Áustria.

Igualdade entre Israel, Islândia, Bósnia e Ucrânia

O grupo B é, sem dúvida, o mais equilibrado. Israel recebe a Islândia em Budapeste (não pode jogar em casa devido à guerra contra o Hamas). A ausência da vantagem de jogar em casa pode ter influência, como aconteceu com o Maccabi Tel Aviv na Liga Conferência, mas os hebreus chegam depois de uma boa campanha de qualificação e liderados por Eran Zahavi e Oscar Gloukh.

A Bósnia, por sua vez, recebe a Ucrânia em Zenica. Os antigos jugoslavos têm Dzeko e Pjanic no plantel e a vantagem de jogar em casa. Os ucranianos, em plena guerra por causa da invasão russa, contam com três jogadores que estão a ter um desempenho extraordinário na LaLiga: Viktor Tsygankov, Roman Yaremchuk e Artem Dovbyk. A final será disputada em Sarajevo, se a Bósnia passar, e em Wroclaw (Polónia), se forem os ucranianos a chegar ao jogo decisivo.

Artem Dovbyk comete uma grande penalidade durante o jogo Ucrânia/Malta
Artem Dovbyk comete uma grande penalidade durante o jogo Ucrânia/MaltaAFP

O vencedor deste grupo será sorteado no grupo E com a Bélgica, a Roménia e a Eslováquia.

Grécia e Geórgia, fortes favoritos no percurso C

No grupo C, a Geórgia de Kvaratskhelia e Mamardashvili recebe o Luxemburgo em Tbilisi. Por seu lado, a Grécia joga em Atenas, no estádio do AEK (Agia Sophia), contra o Cazaquistão. Os gregos, treinados pelo uruguaio Gustavo Poyet, contam com jogadores com experiência nas competições europeias, como Odysseas Vlachodimos e Kostas Tsimikas.

A final será disputada na capital da Geórgia e o vencedor deste percurso passará diretamente para o Grupo C, onde defrontará Portugal, Turquia e República Checa.