Mais

Opinião: Será que a criatividade de Bellingham pode revitalizar Inglaterra e levá-la ao topo?

Jude Bellingham, todo-poderoso em Inglaterra
Jude Bellingham, todo-poderoso em InglaterraProfimedia
Com um início de temporada impressionante, o médio de 20 anos deve jogar por Inglaterra contra a Austrália nesta sexta-feira. Durante a partida, todas as atenções estarão voltadas para ele, e as expetativas serão altas.

"O meu objetivo para os próximos 12 meses com Inglaterra será o mesmo para os próximos 10 a 15 anos: tentar ganhar grandes torneios. A ambição existe, mas a realidade precisa ser seguida.

Jude Bellingham volta às fileiras dos Três Leões na pausa de outubro e quer ajudar a sua seleção a chegar ao topo. Isso começa com uma vitória sobre a Austrália nesta sexta-feira, seguida de uma partida contra a Itália pela qualificação para a Euro 2024. Determinado, o inglês confia no futuro e nos seus companheiros de equipa e está pronto para os levar às estrelas, tal como faz no Real Madrid.

A criatividade ao serviço da equipa

Já falávamos disto há um ano. Jogador brilhante no Catar, Bellingham tornou-se ainda mais importante a nível de clube e de seleção. Essencial para o sucesso do Real Madrid, com 10 golos em 10 jogos, e causando impacto graças ao seu génio criativo no meio-campo, o inglês de 20 anos está a brilhar. E as pessoas estão a adorar. Não só em Espanha, mas também, e obviamente, entre os adeptos ingleses.

Depois de ter feito alguns bons jogos em setembro contra a Escócia (1-3, um golo) e a Ucrânia (0-1), tornou-se o queridinho do público e aquele em quem as esperanças estão firmemente depositadas. Graças às suas diferentes capacidades e a toda a gama do seu jogo, a Inglaterra pode voltar a ter surpresas criativas e avançar.

"Em campo, quero ser um artista", explicou recentemente o jogador. E, no fim das contas, talvez seja isso que leve a Inglaterra mais longe. Porque, embora as estatísticas de Bellingham no início da temporada sejam impressionantes, sua qualidade técnica e inteligência são ainda mais cruciais. Nesse sentido, ele e seus companheiros têm a tarefa de energizar a equipe e levá-la adiante, além do que a finalização de Harry Kane ou os rápidos avanços de Bukayo Saka, Marcus Rashford e Phil Foden provocam.

"Háa lgo em Bellingham. Ele é um líder. Ele já foi capitão e será um jogador importante para a Inglaterra nos próximos anos. Com a sua mentalidade, mesmo sendo jovem, acho que ele pode injetar um pouco desse caráter no resto da equipa", disse Wayne Rooney ao Talk Sports.

Alguma chance de ganhar títulos?

O Euro 2024 aproxima-se rapidamente e, muito provavelmente, Inglaterra estará presente. No topo do grupo de qualificação, Inglaterra tem 6 pontos de vantagem sobre Itália e ganhou 4 dos 5 jogos que disputou. Um rácio muito bom, que deixa antever um futuro brilhante. Resta apenas que tudo corra bem, que os principais jogadores do plantel não se lesionem e que as jóias como Bellingham não sofram um revés.

"Temos de acreditar que podemos ganhar troféus, porque é essa a nossa razão de ser e é esse o nível da equipa que temos hoje. Com toda a humildade, é claro", disse o médio nesta semana, como parte do seu papel de embaixador na campanha McDonald's Fun Football. Nos quartos de final do último Campeonato do Mundo, a Inglaterra foi eliminada pela França (1-2), pelo que tem todos os motivos para voltar com uma vingança na cena internacional - e na Europa em 2024.

Jude Bellingham no Real Madrid
Jude Bellingham no Real MadridAFP

Um jogador de meio-campo, um jovem que se dá bem com toda a equipa e um jogador louco, Bellingham vai continuar a fazer faíscas. Mas será que isso será suficiente para trazer os títulos de volta aos Três Leões, que não ganham nada desde 1966? O tempo e as escolhas de Gareth Southgate revelarão isso com toda a clareza. O que é certo, porém, é que a Inglaterra já tem um dos seus melhores recursos para os próximos quinze anos.