Depois da goleada imposta ao Liechtenstein (4-0) no jogo de estreia, na quinta-feira, no Estádio José Alvalade, a principal equipa das quinas volta a ter o favoritismo do seu lado, mas contra um oponente com mais argumentos e com valor para dificultar a missão aos lusos.
Em caso de vitória no moderno Stade de Luxembourg, Portugal poderá assumir a liderança isolada da 'poule', isto se a Bósnia-Herzegovina, que também tem três pontos, contribuir com um empate ou derrota na visita à Eslováquia, depois de ter vencido na estreia, diante da Islândia (3-0).
Do outro lado está uma equipa que é comandada por Luc Holtz e defronta pela terceira vez seguida Portugal numa fase de qualificação, após o Euro-2020 e Mundial-2022, motivada pelo nulo (0-0) surpreendente alcançado na Eslováquia, na primeira ronda.
Para este domingo, e de acordo com a mensagem passada pelo selecionador Roberto Martínez na conferência de imprensa de antevisão, Portugal poderá apresentar um onze diferente daquele que goleou o Liechtenstein, de forma a ter "gente fresca".
Depois de terem ficado fora do jogo de quinta-feira, o defesa Diogo Leite, estreante absoluto em convocatórias AA, e o médio Matheus Nunes devem constar na ficha de jogo, o que obrigará ao selecionador de Portugal a relegar outros dois jogadores para a bancada.
A seleção luxemburguesa recebe a equipa das quinas no Stade de Luxembourg, pelas 19:45 (20:45 locais), num encontro que será dirigido pelo romeno Radu Petrescu.
Portugal precisa de ficar num dos dois primeiros lugares para ter acesso direto à fase final da prova marcada para a Alemanha (14 de junho a 14 de julho de 2024).