Estamos em pleno mercado de transferências e todos nós estamos interessados no preço dos jogadores que podem assinar por novos clubes. Qualquer pequeno pormenor é capaz de alterar o custo esse valor e, este verão, houve um grande pormenor: 26 jogadores foram campeões europeus a nível internacional.
A Espanha surpreendeu todo o continente com o futebol que praticou na Alemanha, o que certamente não passou despercebido aos diretores desportivos dos grandes clubes. No entanto, a equipa de Luis de la Fuente foi a que mais se destacou, pelo que nos perguntámos qual seria o valor de mercado de La Roja após o Euro-2024.
Pois bem, de acordo com o portal especializado Transfermarkt, a seleção espanhola atingiu um valor de 965,5 milhões de euros com a conquista do quarto título. É uma média de 37,13 milhões de euros por jogador, embora, obviamente, alguns valham mais do que outros.
Se passarmos à personalização, verificamos que apenas quatro dos jogadores incluídos na expedição espanhola valem menos de 10 milhões de euros. São eles Jesús Navas (2,5 milhões), que se vai reformar em dezembro, Nacho (3 milhões) e Joselu (5 milhões), que em breve iniciarão uma aventura asiática, e Ayoze Pérez (7 milhões), que mal jogou 13 minutos na competição continental.
Rodri em ascensão
Mas quem são os jogadores mais valiosos da seleção espanhola? Rodri Hernández, MVP e jogador do Manchester City, é de longe o jogador mais caro do plantel, com um valor estimado de 120 milhões de euros.
O melhor jogador jovem e sensação do Europeu, Lamine Yamal, ocupa o segundo lugar do pódio com 90 milhões. Em terceiro lugar, com 80, está Pedri, um jogador que foi obrigado a assistir à vitória contra a Inglaterra do banco de suplentes devido a uma lesão sofrida nos quartos de final contra a Alemanha.
Por fim, não podemos deixar de olhar para o valor do jogador cujo futuro foi mais comentado durante o torneio: Nico Williams. O interesse do Barça no extremo do Athletic Club, autor do golo do 1-0 na decisão do título, suscitou muitos rumores e o seu preço é, segundo o Transfermarkt, de 60 milhões de euros.