Mais

A estreita ligação canária entre o Atlético Madrid e o Las Palmas

Vitolo num aquecimento com o Atlético Madrid
Vitolo num aquecimento com o Atlético MadridAFP

Os grandes jogadores canários do Las Palmas acabaram no Atleti nos últimos anos. De Valerón a Vitolo, passando por Jorge Larena.

Vitolo Machín (34 anos), atualmente afastado devido a uma grave lesão no joelho, é o mais recente expoente desta geração . Embora tenha passado as duas últimas temporadas emprestado ao Getafe e ao Las Palmas, está contratualmente ligado ao Atleti. Foi particularmente bem-sucedido no Metropolitano na temporada 2019/2020, quando fez 35 jogos e marcou três golos. Com o Atleti, venceu a La Liga em 2021 e a Supertaça Europeia e a Liga Europa em 2018.

É precisamente esta competição que conquistou por quatro vezes, já que levantou o troféu em três ocasiões com o Sevilha, onde explodiu como futebolista, depois de um desempenho notável na Gran Canaria. Além disso, foi convocado 10 vezes pela seleção d Espanha, marcando quatro golos, incluindo um contra a Itália, em Turim.

Antes de Vitolo, houve Jorge Larena, que passou três épocas no Atleti, sob as ordens de Luis Aragones, depois de ter sido a estrela das Canárias, e Juan Carlos Valerón. O jogador de Arguineguín, um dos mais talentosos do futebol espanhol das últimas décadas, chegou ao Calderón depois de uma passagem de sucesso pelo seu país natal, tendo jogado anteriormente no Maiorca. No entanto, viveu a amargura da descida à segunda divisão, o que obrigou o clube a vendê-lo ao Deportivo, onde relançou a carreira.

O rival preferido da ilha no século XXI

A ligação do Atleti com as Canárias também se reflete nos resultados. No século XXI, o Atleti ainda não perdeu no Estádio da Gran Canária, tendo vencido em todas as suas visitas. O Insular foi a casa do clube canário até 2003, mas durante esses três anos não jogou na mesma categoria. O clube perdeu na cidade de Las Palmas, mas isso foi em 2000, na segunda divisão, contra o Universidad de Las Palmas.

A última visita ao Estádio de Gran Canaria foi em agosto de 2017 e o Atleti venceu por 5-1, com golos de Correa, Carrasco, dois golos de Koke e Thomas.

Na época anterior, os colchoneros também venceram por 5-0, com dois golos de Gameiro, um de Saúl, outro de Thomas e outro de Fernando Torres. No total, seis vitórias em seis jogos.

Siga o Las Palmas-Atlético Madrid no Flashscore