Ansu Fati, a solução ofensiva do Barcelona para a queda de Lewandowski?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ansu Fati, a solução ofensiva do Barcelona para a queda de Lewandowski?
Ansu Fati em ação pelo Brighton
Ansu Fati em ação pelo BrightonAFP
O extremo do Barcelona, Ansu Fati, emprestado ao Brighton, voltou a marcar na Liga Europa, na quinta-feira,. Pouco a pouco, está a voltar à sua melhor forma.

No verão, quando o Barcelona anunciou que Ansu Fati (21 anos), a jovem promessa do Barça, iria sair por empréstimo para o Brighton de Roberto de Zerbi, muitos adeptos do Barcelona pensaram que tinha começado a queda de uma estrela.

Lesões, inconsistência e a transferência de Robert Lewandowski no verão de 2022 tornaram difícil encontrar espaço para o extremo que, em menos de cinco meses na Premier League, parece estar a redescobrir o seu melhor nível.

De Zerbi, treinador que foi responsável pela formação de jovens e pela projeção do Brighton nas competições internacionais, é um homem conhecido pelo seu carácter exigente. Na quinta-feira, após o fenomenal desempenho de Fati contra o Ajax em Amesterdão, voltou a exigir o máximo do avançado, que também ganhou o direito de regressar ao plantel de Luis de la Fuente na seleção espanhola.

Os números de Fati na Premier League
Os números de Fati na Premier LeagueFlashscore

"Espero sempre mais de Ansu Fati. Sim, ele jogou muito bem, mas depois do segundo golo teve oportunidades para marcar novamente. Ele precisa de se esforçar mais e mais", disse o treinador do Brighton.

A queda de Lewandowski

Enquanto Fati está de volta à sua melhor forma, Robert Lewandowski (35 anos), uma das grandes contratações de Joan Laporta durante a sua segunda presidência blaugrana, está em dificuldades. O avançado polaco, que chegou com alguns problemas físicos após a pré-época, reduziu a sua contribuição de golos, marcando seis vezes até agora nesta temporada, com quatro assistências.

Embora os seus números não sejam totalmente negativos, o nível é preocupante: contra a Real Sociedad, por exemplo, esteve desconcentrado. No Clássico, apesar de ter criado ocasiões, não foi eficaz e na Liga dos Campeões também foi inconsistente na derrota contra o Shakhtar, na Alemanha.

As dúvidas de Lewandowski abrem uma porta para Ansu Fati no plantel do Barcelona. De facto, os rumores começam a girar em torno do polaco: há interesse da MLS e da Arábia Saudita em contratar o jogador polaco. Fati, por sua vez, regressa ao Barcelona no verão, depois de um período de empréstimo na Premier League. Será ele a solução para os problemas ofensivos do Barça?