Antevisão LaLiga: Girona visita Almeria com o objetivo de assumir a liderança isolada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão LaLiga: Girona visita Almeria com o objetivo de assumir a liderança isolada

Girona continua a fazer história na LaLiga
Girona continua a fazer história na LaLigaAFP
Com o Real Madrid na Arábia Saudita a disputar a Supertaça de Espanha, o Girona tem a oportunidade de se afirmar como líder isolado da LaLiga quando defrontar o Almeria no domingo.

O clube catalão, que é já um dos candidatos ao título, está invicto há 14 jogos em todas as competições, desde a única derrota em setembro, frente ao Real Madrid.

A equipa de Michel Sanchez venceu o Barcelona por 4-2 em dezembro e o Atlético de Madrid por 4-3 na semana passada para demonstrar as suas credenciais de candidato ao título contra as outras equipas de elite da liga.

A equipa não poderá contar com o defesa David López, suspenso por quatro jogos depois de ter criticado o árbitro na vitória por 5-2 sobre o Almeria, em outubro.

Naquela partida no estádio Montilivi, em Girona, os visitantes chegaram a ter dois golos de vantagem, mas a equipa de Michel voltou com um futebol brilhante e determinação para virar o jogo. De resto, Almeria tem apenas cinco pontos, não venceu qualquer jogo na primeira volta e é o grande candidato à descida de divisão.

O Girona, que começou a época com o objetivo de evitar a descida, está empatado a 48 pontos com o Real Madrid.

A tabela da LaLiga no final da primeira volta
A tabela da LaLiga no final da primeira voltaFlashscore

Michel afirma que a sua equipa tem agora o objetivo e se qualificar para as competições europeias na próxima época, apesar de a tabela indicar que o Girona é sério candidatos ao título.

"Não podemos acompanhar o ritmo do Real Madrid, não queremos colocar esse rótulo em nós mesmos (de candidatos ao título)", disse Michel após a vitória da sua equipa no último minuto sobre o Atlético.

No entanto, o treinador também disse que a sua equipa não sente pressão externa, ao contrário dos seus rivais mais ilustres.

"A pressão externa não existe para nós, porque temos a sensação de que podemos ganhar qualquer jogo", disse Michel aos jornalistas antes da vitória da sua equipa na Taça do Rei contra o Elche no fim de semana passado: "Não temos a obrigação de ganhar todos os jogos, mas somos obrigados a competir em todos eles."

Eric García lesionou-se e está fora dos próximos jogos do Girona
Eric García lesionou-se e está fora dos próximos jogos do GironaAFP

De forma a colocar pressão nos girondinos, o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, e o seu homólogo do Barcelona, Xavi Hernandez, já colocaram o Girona entre os candidatos ao título.

Enquanto os dois tradicionais grandes de Espanha têm de se preocupar com a Liga dos Campeões ou, esta semana, com a Supertaça de Espanha, os jogadores do Girona podem descansar e concentrar-se no seu próximo objetivo na LaLiga.

Apesar da suspensão de López e da ausência de Eric García, emprestado pelo Barcelona, por lesão, o Girona está confiante em conseguir três pontos de vantagem sobre o Madrid.

Os catalães têm o melhor ataque da LaLiga, com 46 golos, enquanto nenhuma equipa sofreu mais do que o Almeria - 43 golos.

Fique de olho: Ohian Sancet (Athletic Bilbao)

Com Iñaki Williams na Taça das Nações Africanas com Gana, o Athletic Bilbao espera que o internacional espanhol Ohian Sancet possa contribuir com golos a partir do meio-campo.

O jogador de 23 anos, que se estreou pela Espanha em 2023, tem três golos em 17 jogos na LaLiga esta época, mas marcou 10 na campanha anterior.

O clássico basco contra a Real Sociedad seria o momento ideal para voltar a marcar.

Principais números

24 - O Girona sofreu mais golos do que qualquer outra equipa entre os sete primeiros classificados

33 - O médio Oscar Valentín, do Rayo, é o jogador com mais desarmes na LaLiga

58 - Isco, médio do Real Betis, lidera em passes decisivos