Mais

Apenas três avançados campeões da LaLiga permanecem no Barcelona

Xavi Hernández, treinador do Barcelona
Xavi Hernández, treinador do BarcelonaAFP
Xavi Hernández promoveu uma renovação do plantel do Barcelona. Fati, Abde e Dembélé procuraram novos destinos para encontrar tempo de jogo.

O Barcelona está em constante movimento. Saídas e contratações vão e vêm. O mercado do Barça foi inteligente: o clube contratou vários jogadores a custo zero e, para evitar problemas com o fair-play financeiro, assegurou os empréstimos de João Félix e João Cancelo.

Dembélé, Yusuf Demir, Memphis Depay, Martin Braithwaite, Luuk de Jong, Ansu Fati e Sergio Agüero iniciaram o processo Xavi no clube catalão. Atualmente, nenhum deles faz parte do plantel. De facto, dos referidos, apenas Fati e Dembélé foram importantes na última edição da LaLiga.

Ferran, Raphinha e Lewandowski, os jogadores mais consistentes da frente de ataque blaugrana, continuam no plantel. Ferran fez uma excelente pré-temporada e começou a campanha em grande nível. O brasileiro tem estado imbatível com a sua seleção, marcando golos na última jornada de seleções. O avançado polaco demorou a engrenar, mas está a recuperar gradualmente a confiança.

O Barcelona tem atualmente quatro avançados na equipa principal: Lewandowski, Raphinha, Felix e Ferran. Lamine Yamal, com 16 anos, continua a fazer parte da academia de jovens.

A janela de transferências de verão acabou de terminar e, desde setembro, já se tornou claro que o Barcelona precisa de reforçar a sua frente de ataque, mesmo que seja com mais um jogador. Há três competições pela frente e o desgaste vai fazer-se sentir.