O Barcelona está em constante movimento. Saídas e contratações vão e vêm. O mercado do Barça foi inteligente: o clube contratou vários jogadores a custo zero e, para evitar problemas com o fair-play financeiro, assegurou os empréstimos de João Félix e João Cancelo.
Dembélé, Yusuf Demir, Memphis Depay, Martin Braithwaite, Luuk de Jong, Ansu Fati e Sergio Agüero iniciaram o processo Xavi no clube catalão. Atualmente, nenhum deles faz parte do plantel. De facto, dos referidos, apenas Fati e Dembélé foram importantes na última edição da LaLiga.
Ferran, Raphinha e Lewandowski, os jogadores mais consistentes da frente de ataque blaugrana, continuam no plantel. Ferran fez uma excelente pré-temporada e começou a campanha em grande nível. O brasileiro tem estado imbatível com a sua seleção, marcando golos na última jornada de seleções. O avançado polaco demorou a engrenar, mas está a recuperar gradualmente a confiança.
O Barcelona tem atualmente quatro avançados na equipa principal: Lewandowski, Raphinha, Felix e Ferran. Lamine Yamal, com 16 anos, continua a fazer parte da academia de jovens.
A janela de transferências de verão acabou de terminar e, desde setembro, já se tornou claro que o Barcelona precisa de reforçar a sua frente de ataque, mesmo que seja com mais um jogador. Há três competições pela frente e o desgaste vai fazer-se sentir.