As escolhas do editor: Clássicos em Espanha e Itália, dérbi lisboeta na Luz

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As escolhas do editor: Clássicos em Espanha e Itália, dérbi lisboeta na Luz

Barcelona-Real Madrid concentra atenções este fim de semana
Barcelona-Real Madrid concentra atenções este fim de semanaFlashscore/AFP
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Barcelona-Real Madrid

O grande clássico do futebol espanhol acontece na 11.ª jornada da LaLiga. Apesar de jogar em casa emprestada, no Olímpico, devido às obras em Camp Nou, o Barcelona apresenta um histórico favorável no clássico quando joga como visitado, com três vitórias, um empate e duas derrotas nos últimos seis jogos.

No último clássico, a 5 de abril deste ano, mas para a Taça do Rei, quem ganhou foi o Real Madrid e por claros 4-0. O Barcelona, porém, é o atual campeão e apresenta registos mais positivos quando joga perante o seu público. 

O Barcelona chega ao clássico no 3.º lugar do campeonato, depois de um triunfo pela margem mínima diante do Athletic Bilbao, para o campeonato, sendo que na Liga dos Campeões também venceu, perante o Shakhtar, por 2-1, Nos últimos 15 jogos em casa regista 12 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, enquanto fora de portas, no mesmo número de partidas, alcançou sete triunfos, quatro empates e quatro derrotas.

Para a receção ao Real Madrid, Xavi vai manter o 4x3x3, com João Félix, Lamine Yamal e Ferran Torres na frente. Fora do clássico estão Frenkie de Jong, Sergi Roberto, Pedri, Robert Lewandowski, Raphinha e Jules Koundé, todos lesionados.

Os últimos jogos entre Barcelona e Real Madrid
Os últimos jogos entre Barcelona e Real MadridFlashscore

Já o Real Madrid chega a este clássico na liderança do campeonato, onde regista oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. Vem de uma igualdade diante do Sevilha (1-1), sendo que na Champions venceu o SC Braga, por 2-1.

Olhando ao registo de jogos fora, nas últimas 15 partidas os merengues alcançaram sete vitórias, um empate e sete derrotas, contrastando com a supremacia caseira, onde tem 13 vitórias e dois empates, sem perder, no Santiago Bernabéu, no mesmo número de jogos.

Carlo Ancelotti vai manter a aposta no 4x4x2, com os brasileiros Rodrygo e Vinícius Júnior no ataque. Courtois e Éder Militão, ambos lesionados, são baixas certas.

Prognóstico: Ambas marcam e Real Madrid não perde.

Benfica-Casa Pia

Depois da desilusão europeia, com a derrota na receção à Real Sociedad (0-1), o Benfica volta a jogar no Estádio da Luz, num dérbi lisboeta, diante do Casa Pia, na 9.ª jornada do campeonato.

Nos dois confrontos entre os dois clubes, o Benfica venceu ambos, por 3-0, a 4 de fevereiro, e por 1-0, a 13 de agosto. 

Desta vez, os encarnados chegam ao jogo com os gansos no 2.º lugar da Liga, com sete vitórias e uma derrota, vindo do desaire europeu com a Real Sociedad, já depois das dificuldades para vencer o Estoril, fora de casa, por 1-0, com o triunfo na Taça de Portugal, com o Lusitânia (4-1) pelo meio.

Os últimos jogos do Benfica
Os últimos jogos do BenficaFlashscore

O Benfica, de resto, abriu o marcador em todas as jornadas disputadas até agora, tendo chegado ao intervalo na frente em cino ocasiões.

Já o Casa Pia chega à Luz no 10.º lugar, com 9 pontos, tendo vencido o Rabo de Peixe por 2-0, na Taça de Portugal, depois de no campeonato ter perdido com o Estrela da Amadora (0-1), naquela que foi a segunda derrota consecutiva no campeonato.

A formação de Filipe Martins conquistou sete pontos fora de portas, contra apenas dois no seu reduto. Em casa marcou dois golos e sofreu quatro, fora marcou cinco e sofreu três.

Prognóstico: Benfica vence e menos de 3,5 golos

Inter-Roma

Duelo sentimental para José Mourinho, que vai reencontrar a sua antiga equipa mas na bancada, a cumprir castigo, depois de ter sido expulso diante do Monza.

No Giuseppe Meazza, porém, quem manda é mesmo o Inter que, no registo recente diante da Roma, tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos cinco jogos. A verdade é que foi precisamente na última partida, a 1 de outubro do ano passado, que os romanos venceram, por 2-1.

O Inter lidera, à entrada para a 10.ª jornada, a Serie A, e vem de um triunfo por 3-0 com o Torino, sendo que a meio da semana venceu o Salzburgo, por 2-1, na Liga dos Campeões, no mesmo grupo do Benfica.

Em casa, o Inter tem 12 vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos 15 jogos, sendo que fora, no mesmo número e jogos, alcançou 12 triunfos, um empate e dois desaires.

Nas nove jornadas já disputadas, o Inter marcou sempre e partiu na frente do marcador, tendo chegado ao intervalo a vencer em seis ocasiões.

Simone Inzaghi deve manter a aposta no esquema de três centrais, apostando em Lautaro Martínez e Marcus Thuram como dupla ofensiva no 3x5x2. Juan Cuadrado e Marko Arnautovic, lesionados, falham o jogo com a Roma.

Os últimos jogos entre Inter e Roma
Os últimos jogos entre Inter e RomaFlashscore

Já a Roma chega a este jogo no 7.º lugar, já com três derrotas em nove jornadas. Vem do triunfo diante do Monza, por 1-0, sendo que a meio da semana venceu o Slavia Praga, por 2-0, na Liga Europa.

Jogando fora de casa, a formação de José Mourinho tem 4 vitórias, cinco empates e seis derrotas nos últimos 15 jogos, enquanto em casa registou nove triunfos, quatro empates e dois desaires no mesmo número de partidas. Também a Roma marcou sempre nas nove jornadas já disputadas.

José Mourinho deve "imitar" o esquema tático do Inter, com o 3x5x2, com Andrea Belotti e Romelu Lukaku, também ele no reencontro com o Inter, na frente de ataque.

Sardar Azmoun, Leonardo Spinazzola, Paulo Dybala, Lorenzo Pellegrini, Renato Sanches, Tammy Abraham e Marash Kumbulla, todos lesionados, devem falhar a partida com o Inter.

Prognóstico: Ambas marcam

As escolhas de Mário Rui Ventura
As escolhas de Mário Rui VenturaFlashscore