Barcelona anuncia nova alavanca de 120 milhões de euros

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Barcelona anuncia nova alavanca de 120 milhões de euros

Caso se concretize, o Barcelona pode inscrever todos os jogadores
Caso se concretize, o Barcelona pode inscrever todos os jogadoresFC Barcelona
O Barcelona anunciou que a empresa alemã LIBERO Football Finance AG, juntamente com os consultores de investimento privado neerlandeses NIPA Capital B.V., tornaram-se parceiros da Barça Vision, adquirindo uma participação de 29,5% no valor de 120 milhões de euros.

Um montante que corresponde a uma parte da participação que era detida pela Socios.com e pela Orpheus Media.

Com este movimento, segundo o FC Barcelona, consegue-se "reforçar a estrutura da Barça Vision com parceiros estratégicos que trazem conhecimento e experiência na procura de oportunidades de negócio relacionadas com a indústria do desporto".

Por outro lado, Socios.com e Orpheus, como parceiros tecnológicos estratégicos do clube, "continuarão a desempenhar um papel de liderança na estratégia Web3 do FC Barcelona, contribuindo com o seu conhecimento e infraestrutura tecnológica para desenvolver novas oportunidades através dos seus canais e do BAR Fan Token".

Toda esta operação, bem como os 120 milhões de euros que irão receber, se a LaLiga o permitir, poderão ser utilizados para inscrever todos os jogadores, que renovaram e foram contratados, que ainda não conseguiram obter a documentação para se estrearem num jogo oficial.

Acordo paralelo para obter mais 910 milhões de euros

O Barcelona, para além do acordo acima mencionado, chegou a um princípio de acordo com a Mountain & Co. I Acquisition Corp, empresa especializada em investimentos em empresas de tecnologia, para promover a Barça Media.

"O acordo tem como objetivo permitir que a Barça Vision e a Barça Media acedam a um financiamento específico nos novos mercados de capitais dos EUA para acelerar as iniciativas digitais do clube e para fornecer conteúdos da Barça Media a novas audiências em mercados estratégicos para o clube em todo o mundo. O FC Barcelona espera que ambos os negócios se tornem uma fonte significativa de receitas para o clube, com uma avaliação estimada de aproximadamente 910 milhões de euros".

Tanto os acionistas da referida empresa como os acionistas do Barça devem dar aval a esta operação no último trimestre do ano.

Laporta: "Estamos a elevar a marca Barcelona a níveis únicos"

Joan Laporta, presidente do Barcelona, considera que "a estratégia de conteúdos que estamos a levar a cabo" é um sucesso e que significa "novas formas de nos ligarmos aos nossos adeptos a nível global, bem como gerar novas fontes de receitas para o clube".

"Fizemos progressos consideráveis em ambientes digitais que fazem dos nossos ativos um centro criativo que leva a marca FC Barcelona a níveis únicos no mundo", afirmou.

Visão do Barça

A Barça Vision, como explica o próprio FC Barcelona, "é a plataforma do FC Barcelona sob a qual o clube pretende reunir todas as iniciativas associadas à Web3, NFT's e Metaverse. O Barça Vision é uma parte fundamental da estratégia do Clube para construir o Espai Barça Digital e reunir a comunidade digital de adeptos do FC Barcelona de todo o mundo, com foco na Gen Alpha, Gen Z e Millennials. Neste sentido, o FC Barcelona já deu diferentes passos, como o canal oficial do FC Barcelona no Discord e o lançamento da coleção de 3.000 NFTs do Barça com Plastiks para promover projectos de sustentabilidade em todo o mundo".

Barça Media

Quanto à Barça Media, o FC Barcelona "quer centralizar a criação, produção e comercialização dos conteúdos digitais que o clube produz há mais de 20 anos para todas as idades a nível mundial. A sua missão é produzir conteúdos dinâmicos e estimulantes que possam ser difundidos através dos seus próprios canais de distribuição e de plataformas externas líderes mundiais, como a Disney+, DirecTV, Sony Pictures, Univision e DaZN, para chegar a audiências globais. Todos os anos, o FC Barcelona gera milhares de horas de produção audiovisual, fazendo do FC Barcelona um ícone global no mundo do desporto e do entretenimento e um líder na transmissão digital com mais de 2,5 mil milhões de interações digitais nas suas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e Twitch) durante a época 2021/22".