Barcelona quer tudo: Xavi aponta à LaLiga, ao Pichichi e ao prémio Zamora

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Barcelona quer tudo: Xavi aponta à LaLiga, ao Pichichi e ao prémio Zamora

Xavi quer que o seu Barcelona conquiste vários galardões esta época
Xavi quer que o seu Barcelona conquiste vários galardões esta épocaAFP
Excelente ou quase perfeita. É assim que se poderia definir a temporada 2022/2023 do Barça. Xavi, depois de duas épocas com altos e baixos, encontrou o equilíbrio defensivo. Ter Stegen recuperou a sua melhor versão. A chegada de Lewandowski permitiu à equipa técnica encontrar soluções para lidar com a falta de eficácia.

Para muitos, este campeonato será recordado como a "LaLiga do 1-0". O Barcelona, a equipa que habituou os seus adeptos a ganhar por grandes margens, mudou o seu ADN, recorrendo mesmo a sistemas defensivos para potenciar os contra-ataques em alguns jogos.

Os números resumem a excelente temporada. O líder da LaLiga tem um registo favorável de 82 pontos, resultado de 26 vitórias, quatro empates e três derrotas. Os blaugrana são a equipa que menos jogos perdeu na temporada 2022/2023. Eficácia, paciência e o grande papel de Marc André Ter-Stegen são fatores que permitem à equipa de Xavi sonhar com a conquista do título no próximo domingo.

O guarda-redes com menos golos sofridos

Ter Stegen é o guarda-redes que sofreu menos golos na Liga. O guardião redescobriu a sua forma. É um líder indiscutível do balneário e, graças aos seus quase 10 anos no emblema culé, tornou-se um dos capitães após a reforma de Gerard Piqué.

No total, o Barcelona sofreu 10 golos em 32 jogos. Este número faz da equipa a que menos golos sofreu na Europa. A defesa, como é frequente, tem um enorme mérito. Ter Stegen, que jogou quase todos os jogos, foi relegado para segundo plano, quando, em teoria, é um dos responsáveis pela grande forma da equipa.

Lewandowski segura o Pichichi

O título e o Zamora - que premeia o guarda-redes menos batido do campeonato espanhol - não são os únicos galardões que o Barça pode conquistar. No ataque, Robert Lewandowski continua a liderar o Pichichi - prémio para o melhor marcador da LaLiga - com 19 golos. Karim Benzema, com 17, e Joselu, do Espanyol, com 14, estão logo atrás do antigo avançado do Bayern.

O polaco está a agarrar-se ao Pichichi graças ao nível fenomenal que exibiu no início da época. Antes do Campeonato do Mundo, marcou 13 golos em 15 jogos , abrindo uma enorme vantagem sobre os seus perseguidores.

Após o Mundial, o desempenho diminuiu. No entanto, Lewandowski mostrou uma recuperação posterior que o colocou sozinho na corrida ao prémio, até que Benzema levantou voo e reduziu a diferença para apenas dois golos.

No domingo, o Barcelona tem a oportunidade de festejar o segundo título consecutivo da LaLiga.