Sem Busquets ao leme... Quem o substituirá?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem Busquets ao leme... Quem o substituirá?
Martin Zubimendi será um dos alvos do Barcelona para o lugar de Sergio Busquets
Martin Zubimendi será um dos alvos do Barcelona para o lugar de Sergio BusquetsReal Sociedad
Confirmada a saída de Sergio Busquets 3do Barcelona no final da época, a grande questão que se coloca é quem o vai substituir. Há opções no mercado, mas não são baratas. Há também a opção de puxar pelas camadas jovens ou mesmo adaptar um jogador à posição.

O processo de transição já começou no Barcelona. Xavi esperava manter Busquets por mais uma temporada para agir como líder e preparar uma sucessão tranquila, mas isso não vai ser possível. Assim, sem Mateu Alemany, outro que abandona o barco, os responsáveis pela planificação desportiva terão de se esforçar ainda mais do que o habitual.

Porque a situação económica também não permite grandes investimentos. Embora a saída de Busquets alivie a massa salarial, há ainda dezenas de milhões a poupar. É por isso que o debate é sobre quem pode substituir Busi e se o clube tem de ir ao mercado ou se o seu substituto pode estar em casa.

Internamente

A alternativa natural, há alguns anos, era Nico González. O jogador de 21 anos, filho do lendário Fran (Deportivo), decidiu ir para o Valência em busca de minutos. O seu período de empréstimo foi muito irregular, em parte devido a uma longa lesão, e em princípio deverá regressar este verão, mas sem ter correspondido às expectativas.

Estatísticas de Nico González
Estatísticas de Nico GonzálezFlashscore

Na oposição está Eric Garcia. Apesar de Xavi ter afirmado que confia no defesa-central de 22 anos, este passou de opção indiscutível de Luis Enrique na selecção espanhola a um lugar regular no banco, devido à presença de Araujo, Koundé e Christensen. Até Marcos Alonso, que é lateral, jogou mais do que ele no centro da defesa. Por isso, Jordi Cruyff pensou que poderia funcionar como pivô defensivo. Até agora, nas poucas oportunidades que teve nesse papel, não esteve mal.

Frenkie de Jong ou Kessié também poderiam ser adaptados a essa posição, embora mais como um caso isolado do que como um recurso natural. O holandês tem os conceitos, um papel semelhante ao de Kroos no Real Madrid.

E no mercado...

Um dos mais falados é Gundogan, que, aos 32 anos, ainda não renovou o seu contrato com o Manchester City. A sua desvantagem é o salário. Mesmo que chegue livre de contrato, a operação económica não é nada simples pela comissão do agente, o bónus de assinatura e o que recebe.

Gundogan aplaude os adeptos do City no Bernabéu
Gundogan aplaude os adeptos do City no BernabéuAFP

Há ainda as opções de outros veteranos, como Kanté, que tem um ano de contrato com o Chelsea, e Amrabat, cujo Campeonato do Mundo o colocou na montra.

O mais apreciado

De todos esses candidatos, se Xavi tiver de escolher, a resposta é clara: Martin Zubimendi. O médio da Real Sociedad é a escolha ideal para o treinador catalão, mas tem um grande problema: renovou o seu contrato em outubro passado até 2027. E a Real Sociedad tem um projecto atrativo que quase certamente permitirá ao jogador de 24 anos disputar a Liga dos Campeões na próxima época. A sua cláusula de rescisão é de 60 milhões, um montante incomportável para o Barcelona na sua situação actual.

Zubimendi disputa uma bola aérea com Militão
Zubimendi disputa uma bola aérea com MilitãoAFP