O Barcelona está de volta ao trabalho depois de mais de um mês de férias. Os jogadores e a equipa técnica puderam descansar física e mentalmente para enfrentar uma nova campanha que será, sem dúvida, exigente. Embora desta vez não haja Campeonato do Mundo, o calendário continua a ser muito apertado (com três competições de clubes e várias paragens internacionais). Além disso, há uma importante conta a ajustar com a Liga dos Campeões, que passa a ser a grande prioridade.
Alejandro Balde, Sergiño Dest, Eric García, Ferran Torres, Iñaki Peña, Íñigo Martínez, Clément Lenglet, Marcos Alonso, Nico González, Pablo Torre, Pedri González, Ronald Araujo, Raphinha Dias e Sergi Roberto são os jogadores da equipa principal que estiveram presentes, um grupo que foi completado com membros da formação: Ángel Alarcón, Pau Cubarsí, Diego Kochen, Estanis Pedrola, Mikayil Faye, Fermín López, Héctor Fort, Lamine Yamal, Marc Casadó, Marc Guiu, Pau Prim e Unai Hernández.
Nas imagens divulgadas pelo clube, nas quais se pode ver que reina a boa disposição e o entusiasmo para iniciar um novo ciclo, Ronald Araújo foi o protagonista, já que atuou como doutor e ficou encarregue de medir Pedri, momento em que se ouviram várias gargalhadas quando o resultado foi 1,67 metros.
Além disso, não faltou mate ao uruguaio, uma bebida muito popular entre argentinos e uruguauios, que Raphinha também aproveitou para beber durante esta segunda-feira, que contempla ainda o primeiro treino da época, à tarde.
Os médicos do clube catalão efetuaram os diferentes testes físicos e exames. Estudo cardiológico, controlo do peso e da composição corporal, podologia, análises ao sangue e à urina e testes de força foram as atividades realizadas. Dentro de pouco mais de uma semana, na quarta-feira, 19 de julho, terá início a digressão pelos Estados Unidos.
Ainda sem Gündogan
O médio do Manchester City regressará mais tarde porque teve menos férias devido à final da Liga dos Campeões que ganhou com a equipa inglesa. O alemão quis ter uma experiência na LaLiga, e apesar de ter representado o campeão europeu, deu prioridade a esta nova experiência. Já tinha sido alvo do Barça no passado, mas só em 2023 chegou á Cidad Condal. Em breve estará às ordens de Xavi Hernández.
Alguns dos presentes no início da semana que abre a campanha 2023/24 vão ter dificuldades em encontrar um lugar para os próximos meses. Entre eles estão Nico, associado ao FC Porto, Sergiño Dest e Lenglet, especialmente este último porque o eixo defensivo está mais do que coberto, e mais importante e relevante, porque é um dos que recebe maior salário. Portanto, a sua saída libertaria uma massa salarial maior, algo fulcral na situação atual do emblema.