Frenkie De Jong não teve o início de temporada que um jogador do Barça espera. O próprio De Jong não teve o início de época que se espera: embora, em teoria, era esperado que participasse no Campeonato da Europa com os Países Baixos e que o médio estivesse disponível para a madrugada da LaLiga, continua a recuperar da lesão no tornozelo que o impediu de terminar a época 2023/24 em boa forma.
Hansi Flick, na conferência de imprensa após o jogo contra o Valladolid, disse que De Jong está a ser submetido a um tratamento conservador. Ainda não se sabe por quanto tempo o jogador ficará de fora. O que está praticamente excluído é a sua presença no próximo jogo do Barcelona contra o Girona, no domingo, 15 de setembro (15:15).
De Jong encontra-se numa situação complicada: falta-lhe um ano de contrato com o Barça. A sua relação com a direção, de acordo com uma notícia do Sport publicada na manhã de segunda-feira, é tensa.
Laporta tentou vendê-lo no ano passado e o jogador recusou. No verão passado, também procurou uma saída e o negócio não foi concluído. O neerlandês, neste contexto, tem um "prognóstico reservado", tanto a nível físico como estrutural. O seu futuro no Barcelona ainda não está decidido e o seu regresso aos relvados terá lugar quando se sentir em plena forma.