Dados apontam a surpresas no fim de semana: Série do Betis em perigo, teste para o Palmeiras

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados apontam a surpresas no fim de semana: Série do Betis em perigo, teste para o Palmeiras

Betis recebe o Maiorca
Betis recebe o MaiorcaAFP
Quem é que vai ganhar? Esta é a pergunta-chave que os adeptos do desporto e os especialistas de todo o mundo fazem diariamente. Na maior parte das vezes, porém, guiam-se mais pelos sentimentos e pelas suas próprias impressões do que por números inquestionáveis. A resposta correta a esta pergunta pode muitas vezes ser muito valiosa. Sobretudo se for a hesitação de um favorito. É por isso que, todas as sextas-feiras, a equipa editorial do Flashscore, em colaboração com a equipa de analistas da empresa de dados checa 11Hacks, apresenta análises de jogos em que os números sugerem que o resultado (in)esperado pode ocorrer.

Real Betis - Maiorca, sábado (15:15)

À primeira vista, este parece ser um jogo com um resultado claro. O Betis está há seis jogos consecutivos sem perder na LaLiga e está atualmente a apenas um ponto dos lugares europeus, enquanto o Maiorca é apenas 16.º na tabela da LaLiga, três pontos acima da zona de despromoção. No entanto, a equipa de Manuel Pellegrini poderá enfrentar perante os seus adeptos a mesma dificuldade da última vez que venceu o Osasuna por 2-1, com um golo de Isco no quarto minuto dos descontos.

Apesar de o Betis ter estado bem em termos de resultados nos últimos tempos, tem ficado visivelmente atrás das equipas de topo da Liga em termos de jogo e está mais ou menos na média nas métricas ofensivas e defensivas mais importantes. Por outras palavras, está nas mesmas águas que o Maiorca.

Em termos de qualidade e volume de oportunidades concedidas, as duas equipas estão tão próximas. Os seus 1,22 golos sofridos esperados estão mais ou menos ao nível do Athletic Bilbao e da Real Sociedad e sugerem que o Maiorca deverá subir na tabela nas próximas semanas.

Os dois ataques também são semelhantes: o Betis acumula 14,31 golos esperados, enquanto o Mallorca tem 12,52. No entanto, uma análise mais profunda mostra que o conjunto sevilhano pode ter problemas no ar. De facto, o clube tem uma das percentagens mais baixas de desarmes defensivos, e apenas o Villarreal permitiu mais oportunidades de perigo a partir de cruzamentos até agora.

Ranking da LaLiga por oportunidades criadas em lances de bola parada
Ranking da LaLiga por oportunidades criadas em lances de bola parada11Hacks

Em contrapartida, o adversário das Baleares tem uma percentagem de desarmes ofensivos acima da média e é perigoso no jogo aéreo não só em lances de bola parada, mas sobretudo em situações normais. A partir delas, criaram as oportunidades mais valiosas da LaLiga até agora, marcando quatro golos, o segundo maior total da competição.

Juntamente com o Getafe, o Maiorca é o rei dos empates da competição. Os dois clubes dividiram os pontos com os rivais seis vezes nos onze jogos disputados até agora, e não deve ter sido surpresa quando o duelo da semana passada terminou em um empate sem gols. Será que agora eles conseguirão virar o jogo contra um rival maior?

Palmeiras - Atlético-PR, domingo (00:30)

Um dos destaques do fim de semana na Série A será o confronto entre o segundo Palmeiras e o sétimo classificado Athletico Paranaense. Enquanto os visitantes tiveram um jogo movimentado contra o Corinthians, o Palmeiras travou uma batalha emocionante contra o líder Botafogo na quinta-feira. Naquela partida, o emblema alviverde esteve a perder por três golos de diferença e conseguiu uma grande reviravolta (4-3) nos descontos para deixar o adversário a três pontos. No entanto, outro jogo difícil está iminente para eles.

De acordo com a "tabela da verdade", uma métrica analítica de pontos esperados que tem em conta o desempenho ofensivo e defensivo, os adversários de domingo são as duas melhores equipas da Série A. A diferença entre eles deveria ser de apenas um ponto. O Palmeiras permitiu dois golos a menos aos seus adversários nos jogos até agora e tem em Weverton um veterano de qualidade. O Athletico, por outro lado, é ligeiramente melhor no ataque. Mas mesmo aí as diferenças são mínimas.

Os visitantes podem lamentar a lesão do jovem avançado Vítor Roque (jogador do Barcelona o mais tardar a partir de julho próximo), que marcou 11 golos e deu mais três assistências em 1739 minutos jogados, mas apesar da sua atual ausência de oito jogos sem ele, criam oportunidades suficientes. Apenas três outras equipas marcaram mais golos desde meados de setembro. Tem-se falado muito de outro avançado, Pablo, que marcou três golos nos seus últimos quatro jogos.

O Palmeiras vai tentar dominar e jogar a bola diante de sua torcida, enquanto o Athletico deve fazer transições rápidas, tornando-o não apenas uma das equipes mais ativas do campeonato, mas também a mais perigosa. E o Palmeiras tem muitas vezes grandes lacunas na defesa dos contra-ataques ...

Nijmegen - FC Volendam, domingo (13:30)

O fundo da tabela da Eredivisie proporcionou uma cena verdadeiramente bizarra no início de novembro. Pela primeira vez na história, o Ajax, em crise, caiu para o fundo, com o Utrecht, sétimo classificado na época passada, no fundo, e o Volendam também na parte inferior. Ou seja, a equipa que, de acordo com os modelos de dados, deveria estar na zona que garante a qualificação para os play-offs da Liga Conferência. Após a derrota no play-off de quinta-feira frente ao Ajax, o Volendam caiu para o segundo lugar.

Classificação atual
Classificação atualFlashscore

No entanto, a equipa dirigida por Matthias Kohler, um treinador de 32 anos, venceu dois dos seus últimos quatro jogos e terá uma boa oportunidade de apoiar a sua esperada subida na tabela no domingo contra o Nijmegen. Apesar de as casas de apostas apontarem o Nijmegen como claro favorito, o Volendam tem boas hipóteses de vencer.

Em termos de métricas defensivas, as duas equipas são praticamente idênticas, e o Volendam tem uma clara vantagem no ataque. Enquanto o NEC gera apenas 1,1 golos esperados por jogo, o seu adversário tem o quinto melhor ataque da liga, com 1,6. A sua principal estratégia no último terço são os cruzamentos, com os defesas do NEC a estarem abaixo da média no jogo aéreo e, por exemplo, a sofrerem o maior número de golos de todos os que partem de situações padrão.