Acompanhe o Barcelona-Real Madrid no Flashscore
- Como está a ver o início de época do Barça?
Já se percebia que o Barça vinha com uma dinâmica muito positiva desde a época passada e, com os reforços contratados no verão, era claro que iria lutar por tudo e fazê-lo com a maior ambição possível. E a verdade é que, neste momento, é favorito a qualquer título.
- O que achou do jogo do PSG?
Como adepto culé, não terminei bem o jogo, mas estavam frente a frente as duas melhores equipas da atualidade. Para o adepto, foi um bom jogo, de grande nível, mas, no final, os jogos tão equilibrados decidem-se nos detalhes. O PSG foi mais eficaz, mas o resultado podia ter pendido tanto para o lado do Barça como para o da equipa parisiense. Ainda falta muito. Também vi que o Hansi disse, e concordo com ele, que os títulos não se ganham em outubro, mas foi um bom teste para perceber em que nível estava o Barça, e esteve à altura.
- Como é trabalhar com Flick?
Trabalhar com ele é muito fácil. É muito direto com os jogadores, está muito próximo de nós no dia a dia, exige-nos muito e diz-nos o que quer de nós e o potencial que vê em cada um. A verdade é que é muito intenso, muito profissional e tem as ideias muito claras, tanto ele como a sua equipa técnica, sobre como interpretar o jogo e como quer que a equipa encare os jogos. É muito confortável trabalhar com ele.
É muito exigente e outra coisa positiva é que não olha à idade. Para um jovem, o facto de o treinador avaliar-te pelo teu nível, sem pensar na idade, é uma demonstração de confiança e ajuda-te a melhorar.

- A defesa é provavelmente a linha mais criticada do Barça, também pelos golos sofridos na Europa. Como defesa que trabalhou neste Barça, qual é a maior dificuldade de jogar nessa linha e o que é mais pedido aos defesas por Flick e pela sua equipa técnica?
Lembro-me de que trabalhávamos muito a linha defensiva, em conjunto. Pediam-nos para ser muito ativos, estar muito envolvidos no jogo, mesmo quando a bola não estava do nosso lado, e atentos para manter a linha com o defesa que tínhamos pela frente. Tínhamos de ser corajosos e avançar, subir a linha, como toda a gente já sabe, bem alta, para deixar o adversário sem espaço e obrigá-lo a precipitar-se. Esta é uma ideia que eles têm muito clara e que é trabalhada na perfeição. Mas, claro, as equipas adversárias também jogam e há bons adversários que nos podem causar problemas. Ainda assim, trabalham muito bem, são muito profissionais e, pessoalmente, também gosto do modelo defensivo que têm.
- Qual diria que foi a grande mudança que Flick trouxe ao Barça desde a sua chegada?
Creio que foi a conjugação do chamado estilo Barça com o jogo direto, um jogo muito dinâmico e com muito ritmo, sobretudo sem bola. A ideia é que o adversário tenha a bola durante o menor tempo possível. É algo que vemos todos os fins de semana e em cada jogo da Champions, porque o Barça é uma equipa muito direta, que sabe jogar em cada momento do encontro, sabe gerir a bola e sabe quando ser direto. Nenhuma equipa escapa à pressão do Barça e é isso que lhe está a dar tanto sucesso e a ajudá-lo a ser a melhor equipa do mundo.

O segredo de La Masía
- Com que jogador do plantel do Barça mantém uma relação mais próxima?
A verdade é que, quando lá estava, era um balneário muito saudável, onde éramos muitos jovens, mas também havia jogadores com uma carreira importante no futebol. Os jovens ajudaram-me muito e mantenho contacto sobretudo com eles: com o Brian (Fariñas), com o Xavi (Espart), com o Gerard (Martín) também jogávamos muitas tardes, e ainda com o Ronald, que já não está lá, com o Cuba e com o Berni. A verdade é que são miúdos normais que são os melhores do mundo, mas fora do futebol são pessoas normais, que fazem as mesmas coisas que toda a gente e são jovens normais de 20 ou 21 anos.

- Qual diria que é o segredo para que o atual plantel tenha reunido tanto talento, tão jovem e saído, na sua maioria ou na totalidade, de tantos anos na Masía?
Creio que é uma combinação de talento, formação na cantera e a mentalidade que nos incutem desde muito pequenos. No fundo, vivi isso quando me estreei. Quando se chega desde pequeno — eu cheguei com 16 anos, mas pessoas como o Xavi, por exemplo, estão lá desde muito jovens —, incutem-nos esse modelo de jogo, essa mentalidade e essa forma de interpretar os jogos. Creio que, quando entramos em campo com a equipa principal, em grandes palcos, sentimos que já disputámos aquele jogo muitas vezes e que são situações que já temos muito dentro de nós, que dominamos e vivemos durante muitos anos. A mentalidade que também nos transmitem na La Masía, onde se dá muita importância aos valores e à forma de interpretar os momentos da vida, ajuda-nos a enfrentar muito melhor as situações. Creio que esse é o segredo da La Masía, e é assim porque é a melhor academia do mundo.
- Chegou aos 16 anos, como já disse. Como foram esses anos na La Masía? Como foi a experiência? O que destacaria?
Cheguei com 16 anos. Sair de casa pela primeira vez e ir para a La Masía é também como sentirmo-nos em casa, porque fazemos amizades que serão para toda a vida. São colegas que talvez já não estejam no futebol ou estejam noutras equipas, mas são amizades que vamos manter para sempre. Na La Masía ajudam-nos muito: nos estudos, no dia a dia e a enfrentar situações que talvez sejam novas para nós, como sair de casa, deixar a nossa cidade e os nossos amigos ou sentirmo-nos um pouco sozinhos… Acolhem-nos e ajudam-nos a ver a vida com os valores do clube, que fazem dele o maior clube e da La Masía o local onde os jovens têm mais sucesso.
- Falou brevemente dessa estreia, a 13 de maio, frente ao Alavés. O que sentiu?
A verdade é que foi o melhor dia da minha vida. Era um dos sonhos que tinha desde pequeno e foi um dia incrível. Lembro-me de que, quando soube, à hora do lanche, que ia ser titular, telefonei à minha família e aos meus amigos, que vieram a correr desde Saragoça. Vê-los na bancada, ver os meus amigos e a minha família, ajudou-me muito durante o jogo. Nesse momento, percebemos que tudo o que fizemos até então, tudo, fez sentido; todo o trabalho realizado ao longo da vida tinha uma razão e, finalmente, a oportunidade chegou. Sentimos a pressão, mas, como disse, quando o jogo começou pensei que já tinha vivido aquele encontro, pela forma como me ensinaram na Masía o estilo de jogo e a interpretar os jogos. A verdade é que a estreia pelo Barça se tornou muito agradável, apesar de poder parecer uma situação capaz de deixar um jovem muito nervoso.
O Clássico
- Acredita que o Barça é tão favorito como muitos dizem para o Clássico de domingo?
Para mim, sim. Como adepto culé e como alguém que esteve dentro da equipa, considero o Barça favorito em qualquer jogo. Mas é verdade que, num Clássico, pouco importam as dinâmicas das equipas. No final, a motivação de jogar um Clássico é a mesma tanto para o Barça como para o Real Madrid. Os dois vão entrar em campo com tudo, mas penso que o Barça atravessa uma dinâmica e está num nível que fazem dele a melhor equipa do mundo. Tenho a certeza de que o vai demonstrar no Clássico, com uma vitória.

- Então, acredita que a Champions é possível este ano?
Sim, para mim, sim. Como digo, espero e desejo que este seja o ano, mas, na Champions, defrontamos as melhores equipas do mundo e os detalhes vão determinar do que somos feitos. O Barça tem capacidade, tem nível e, este ano, vejo-o mais do que preparado para conquistar essa Champions que o clube tanto merece.
A sua carreira na Bélgica
- Falando agora um pouco da atualidade, como se está a adaptar ao futebol belga?
A adaptação está a ser muito positiva, tanto a nível pessoal como desportivo. Desde o primeiro momento, o clube transmitiu-me muita confiança, e isso era muito importante para mim, porque sou jovem, chego a um país novo e a uma competição diferente. Sentir-me apoiado pelo clube é muito importante. Mas também noto que o futebol belga é muito mais físico, mais exigente e talvez mais competitivo. Há muitos duelos, muitas transições e avançados com características muito diferentes. Para mim, enquanto defesa jovem que vive a primeira experiência no futebol profissional, é uma liga que me está a dar muito e onde estou a aprender muitas das qualidades necessárias para ser um bom defesa-central. Creio que tenho de começar a assumir responsabilidades e a enfrentá-las todos os fins de semana, porque é isso que me fará crescer como futebolista.
- Que objetivos definiu o Antuérpia para a época?
O objetivo é sempre ganhar cada jogo e ficar o mais acima possível. Sabemos que estamos no clube mais antigo da Bélgica, com adeptos que, sinceramente, me surpreenderam. São incríveis. Em cada deslocação e em casa, há sempre muitos a vir ver-nos e a apoiar-nos com mensagens. Para mim, não temos um objetivo concreto: trata-se de ficar o mais acima possível, ir jogo a jogo e, sobretudo, aprender e melhorar, tanto individual como coletivamente. Isso ajudar-nos-á a chegar o mais longe possível como equipa.
- No futebol belga, provavelmente o clube que mais tem chegado ao grande público esta época, tal como nos últimos anos, é o Brugge, que na época passada jogou contra o Barça e o Atlético e teve boas prestações na Champions League. Este ano venceu no terreno do Inter. Como se vê, a partir da Bélgica, o potencial da equipa e também de Tresoldi, que esteve na mira do Barça?
Sim, o Brugge é uma das melhores equipas aqui na Bélgica e demonstra-o tanto na Liga como na Champions. Aliás, o meu segundo jogo aqui foi no campo do Brugge. Foi uma partida muito equilibrada, que acabou por nos escapar nos detalhes, com uma primeira parte muito nivelada. Mas o Brugge está preparado para competir na Champions, como já demonstrou contra o Inter, e tem jogadores de grande qualidade: o Tresoldi, mas também o Jan (Virgili) e o outro extremo, de quem também gostei muito, o Forbs.
Lembro-me de que, no jogo que disputámos contra eles, o Tresoldi entrou na segunda parte e não tocou muitas vezes na bola, mas eu já tinha visto jogos dele. É um grande avançado. Falei com ele e perguntei-lhe porque não foi para o Barça; estivemos a conversar um pouco. É um grande avançado e tenho a certeza de que fará uma grande carreira num clube qualquer.
- Quando lhe perguntou pelo Barça, pode dizer o que respondeu?
Não, não posso (risos).

- Vários jovens jogadores espanhóis, com forte ligação à La Masía, foram para a Bélgica, como Víctor Barberá, Sergio Gómez, que agora está na Real Sociedad, Jutglà, que agora está no Celta, ou Jan Virgili. O que tem essa liga para atrair o talento jovem espanhol?
Creio que é um pouco do que referi antes: oferece-nos uma experiência numa das melhores primeiras divisões da Europa. Isso é valioso para os jovens jogadores, que chegam a uma altura em que precisam de jogar e de ganhar experiência profissional. Penso que a liga belga é uma boa competição para nos desenvolvermos, melhorar e começarmos a tomar decisões importantes na carreira, embora talvez não seja o mais confortável, por implicar sair do país ou de um clube onde estivemos muitos anos.
Para mim, foi um grande passo em frente. Era a minha primeira experiência profissional e creio que é uma liga que tem desenvolvido jovens jogadores para a elite. Esse é um dos passos que quero seguir. Além disso, falei com o Víctor antes de vir e ele avisou-me de que a liga é muito física, que iria aprender muito e que iria aprender coisas às quais talvez não se dê tanta importância em Espanha. Por isso, estou muito contente por estar aqui. Estou a aprender muitas coisas e isso vai ajudar-me a ser um jogador melhor, mais profissional e, acima de tudo, uma pessoa melhor.
- Também conseguiu falar nesse jogo contra o Brugge com Jan Virgili?
Sim, o Jan é um grande amigo meu. Falámos bastante antes do jogo e, sinceramente, desejo-lhe o melhor. Está a ser um dos melhores extremos que existem. Já o conhecia e sabia do potencial que tinha. Repito: desejo-lhe o melhor. Está a fazer uma grande época. Lembro-me de que, no jogo que disputámos, marcou-nos um grande golo e eu brinquei um pouco com ele por causa disso, mas trocámos as camisolas no final do encontro. Estou muito contente por ele, porque é um grande rapaz e merece-o.

A seleção espanhola
- Na época passada esteve nesse Mundial Sub-20 do Chile. O que faltou para lutar pelas medalhas?
Sim, obviamente tínhamos uma seleção com muito talento e muitos perfis diferentes, mas, como disse antes, em torneios deste tipo tudo se decide num único jogo. No final, os detalhes fazem-nos ganhar ou perder, passar à ronda seguinte ou ir para casa, e defrontamos adversários com características muito diferentes. Lembro-me de que fomos eliminados pela Colômbia, uma equipa muito física, muito direta e vertical. O jogo escapou-nos nos detalhes. Não soubemos interpretar bem o jogo direto deles, mas, como digo, tínhamos uma seleção com muito talento e muito unida. Lembro-me de que tínhamos um grande grupo de jogadores e talvez merecêssemos mais, mas isto fez-nos aprender para o futuro. Somos muito jovens e é assim que se aprende: a perder.

- Vê algum dos seus companheiros daquela seleção e das seleções de formação, como Thiago Pitarch, Jan Virgili ou Pablo García, a afirmar-se rapidamente na seleção principal?
Tanto os três jogadores que mencionou como outros que lá estavam têm um nível enorme. Sobretudo, vejo o Jan, com quem tenho uma relação muito boa, e, para mim, dentro de pouco tempo estará na seleção principal. Pelo nível e porque o está a merecer.
Falo bastante com o Thiago, tenho uma boa relação com ele e creio que está agora a recuperar de uma lesão. Por isso, vai precisar de tempo para voltar ao nível com que terminou a época passada. Como digo, temos muitos jogadores que podem concretizar o sonho de todos, que é jogar na seleção principal. Assim, qualquer um destes nomes poderá, a médio ou curto prazo, representar a Espanha.
- Muito obrigado, Álvaro, e tudo de bom para esta época que acaba de começar.
Muito obrigado. Sim, vai ser um grande ano.
Receba todas as notícias sobre as suas equipas e jogadores favoritos!
Transferências, notícias, entrevistas: ative as noficações para os artigos sobre os seus jogadores e equipas favoritas.

