O clube catalão, que disputa a primeira divisão pela quarta vez na sua história, está em segundo lugar e tem dois pontos a menos que o Real Madrid.
Após o empate sem golos do Girona com a Real Sociedad no fim de semana passado, o Real Madrid teve a oportunidade de se distanciar da equipa de Michel Sanchez, mas também perdeu pontos, empatando com o Atlético de Madrid.
O Real Madrid tem a melhor defesa da LaLiga, com apenas 15 golos sofridos em 23 jogos do campeonato, enquanto o Girona tem o melhor ataque, com 52 golos.
A equipa de Michel não só está mais perto do que os habituais adversários do título, Barcelona e Atlético de Madrid, terceiro e quarto classificados, respetivamente, como está a jogar o futebol mais deslumbrante de Espanha.
É emocionante de ver, com ritmo nos flancos e jogadores a voar para a frente com abandono, muitos gostariam que eles fizessem o impossível e se tornassem a primeira equipa a vencer a LaLiga fora dos "três grandes" desde o Valência, há 20 anos.
Para tal, é imperativo conseguir, pelo menos, um empate no sábado, mas o clube não poderá contar com várias figuras importantes.
Michel está suspenso, depois de ter sido expulso por queixas durante o empate com a Real Sociedad, juntamente com o médio Yangel Herrera e o defesa Daley Blind, ambos com cartão amarelo perto do final do mesmo jogo.
O Girona viu um golo controverso ser anulado contra a Real Sociedad por fora de jogo, 36 segundos antes de ser convertido por Yangel Herrera.
Enquanto o treinador do Barcelona, Xavi Hernandez, diz que os árbitros são "totalmente" influenciados pelo Real Madrid, Michel discorda.
"Tenho a sensação de que estamos a competir nas mesmas condições que as restantes equipas", disse o treinador no passado fim de semana.
"Não vejo interferências suspeitas ou situações estranhas", acrescentou.
Nos últimos dias, a imprensa também tem noticiado possíveis distrações, com o Barcelona ligado ao médio Aleix Garcia e o Manchester City prestes a contratar o ala Savinho, emprestado pelo Troyes.
O Girona e o Troyes são ambos propriedade do City Football Group, o que, na opinião de alguns críticos, retira o romance à ascensão meteórica do clube catalão.

O Real Madrid obteve uma vitória confortável por 3-0 quando enfrentou o Girona no pequeno estádio Montilivi, com 14.000 lugares, em setembro.
A única derrota do Girona no Campeonato Espanhol até agora foi uma resposta do clube, que ficou 15 jogos invicto na primeira divisão, com vitórias sobre Barcelona e Atlético Madrid.
O Real Madrid espera que o defesa central Antonio Rudiger esteja apto para jogar depois de uma pancada - utilizou o lateral Dani Carvajal nessa posição contra o Atlético Madrid no fim de semana passado.
Os melhores marcadores da LaLiga - Jude Bellingham, do Real Madrid, e Artem Dovybk, do Girona - ambos com 14 golos cada, defrontam-se noutro duelo particular interessante.
Apesar de o Atlético Madrid ter conseguido um empate no fim de semana passado, Ancelotti disse estar tranquilo e satisfeito com o desempenho da sua equipa.
"Somos líderes e temos outra oportunidade de fazer uma vitória decisiva no próximo sábado", disse o italiano.
"Estou calmo, porque a equipa está a ir bem. Este jogo dá-me muita confiança para o futuro desta temporada da liga", acrescentou o treinador do Real Madrid.