O internacional alemão foi apresentado nas instalações de treino do Barcelona esta segunda-feira, após a assinatura de um contrato de dois anos, numa transferência a custo zero, depois da sua saída do Manchester City em final de contrato.
Na época passada, Gündoğan foi o capitão do clube inglês na conquista do triplete - Premier League, Taça de Inglaterra e Liga dos Campeões -, terminando assim uma passagem de sucesso de sete anos por Inglaterra, onde conquistou 12 troféus.
Quando questionado sobre a juventude e o talento do Barcelona, especialmente no meio-campo, Gundogan disse que tinha muito a oferecer à equipa com a sua experiência.
"Eles são incríveis, Gavi, Pedri, De Jong... Eu venho com mais experiência porque a minha vida e a minha carreira não têm sido fáceis e penso que a minha experiência pode ajudar muito", disse Gundogan em conferência de imprensa.
"É um grupo de jovens jogadores muito talentosos que fazem coisas melhores do que eu. Se eu puder dar-lhes pelo menos 1%, ficarei feliz", acrescentou o médio.

"Apesar de ser mais velho, estou preparado para o desafio e ainda tenho muito a provar", disse ainda Gundogan.
Depois de ter trabalhado com o antigo treinador do Barça, Pep Guardiola, no City, Gundogan esperava uma transição fácil para a vida no campeão da LaLiga com o treinador Xavi Hernandez.
"O estilo é muito parecido com o que eu jogava no City". Guardiola e Xavi são muito parecidos. Senti uma ligação com o Xavi desde o primeiro momento em que falámos. Quando falei com ele, percebi que estavam no caminho certo. É uma equipa incrível e uma oportunidade de poder jogar numa liga diferente e num país diferente", explicou o médio alemão, antes de falar nos objetivos.
"Vamos tentar lutar pelo título da Liga dos Campeões. É uma responsabilidade vestir esta camisola e vou tentar dar o meu melhor para ganhar o maior número de títulos possível", assumiu Gundogan, que não se esquivou a falar de Bernardo Silva, com quem teve a oportunidade de trabalhar no Manchester City.
"Nos últimos dois anos em que trabalhei e joguei com ele (Bernardo Silva), foi maravilhoso. Não tenho nada a dizer. Mas ele tem um contrato com o clube e é jogador do City. O resto não está ao meu alcance. Adoro jogar com ele", elogiou.