O jogador natural de Gelsenkirchen revelou que segue o Barça desde os tempos em que Frank Rijkaard chegou ao clube. E depois tornou-se ainda mais fã graças a Guardiola, que viria a ser seu treinador no Manchester City e com quem ganhou tudo.
"Há muito potencial na equipa. Venho trazer muita experiência e qualidade para o meio do campo, bem como ajudar os jovens jogadores a chegarem ao seu próximo nível. É por isso que assinei", disse o alemão, que admitiu já ter falado com Xavi em várias ocasiões.
"Tive várias conversas com ele antes de me juntar à equipa. Acho que a sua forma de ver o futebol e de jogar é muito semelhante à do Pep. Vai haver uma grande ligação com ele. Estou aqui para ajudar a equipa a ganhar e a melhorar o nível".
Para isso, vai também precisar dos companheiros de equipa. E nada melhor do que fazê-lo com velhos conhecidos como Ter Stegen e Lewandowski, com quem já falou e que reforçaram a ideia de querer representar o Barça.
"Tive conversas com eles antes das férias de verão sobre o clube, sobre a cidade, sobre o futebol aqui. Vi que estavam contentes por eu vir para este clube. E embora não precisasse de o fazer, porque tinha a certeza da minha decisão de vir, foi positivo ter essas conversas com ambos."
Na próxima segunda-feira, às 10:00, será apresentado como novo jogador do Barça na Ciudad Deportiva Joan Gamper. Aí assinará o contrato, juntamente com o presidente Joan Laporta, que o vai ligar ao clube durante os próximos dois anos, e alguns minutos mais tarde entrará no relvado Tito Vilanova para fazer a apresentação oficial. Por fim, às 11:15, dará uma conferência de imprensa perante os meios de comunicação social.