La Liga oferece luta pela manutenção entre seis equipas na última jornada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
La Liga oferece luta pela manutenção entre seis equipas na última jornada
Gonzalo Plata (dir.), Real Valladolid, festeja com os colegas depois de marcar contra o Barcelona
Gonzalo Plata (dir.), Real Valladolid, festeja com os colegas depois de marcar contra o Barcelona
AFP
Seis equipas da La Liga, incluindo o Valencia e Celta de Vigo, estão em perigo na última jornada da temporada, lutando para não seguir o mesmo caminho que o o Espanhol e o Elche.

Três equipas serão despromovidas e o Real Valladolid está neste momento com a batata quente na mão, em 18.º lugar, a um ponto de distância do Celta de Vigo e do Almeria, que têm 40, enquanto o Valência, o Getafe e o Cádiz têm 41 e continuam a lutar pela sobrevivência.

Todas as seis equipas sabem que, se ganharem no domingo, conseguem a manutenção - tendo em conta que a visita do Getafe a Valladolid é o único jogo com duas das seis em perigo e potencialmente o jogo chave.

Se o Getafe vencer em Pucela, pode salvar a si mesmo e a outras quatro equipas, vestindo a farda de carrasco do Valladolid, cujo presidente é o brasileiro Ronaldo.

A disputa poderia ter sido ainda mais renhida se o Valencia não tivesse marcado um golo do empate no final do jogo com o Espanhol, no último fim de semana, e assim deixar o emblema catalão na zona de descida.

Se as equipas estiverem empatadas com os mesmos pontos no final da época, o primeiro critério de desempate é o confronto direto e o segundo a diferença de golos.

Classificação da Liga espanhola
Flashscore

Se mais de duas equipas estiverem empatadas, uma mini-tabela baseada nos resultados dos confrontos diretos decide as classificações.

O Cádiz, 13.º colocado, é a equipa mais alta na tabela em risco de descida, embora um ponto na visita ao já condenado Elche garanta a sobrevivência. O mesmo vale para o Getafe, que recebe o Valladolid, e o Valencia, que visita o Real Betis.

A temporada dos Che foi péssima e os seis vezes campeões podem consumar o seu pior resultado desde que foram promovidos à primeira divisão em 1988.

"Temos de nos concentrar no jogo e em nós próprios, e ir a Sevilha para fazer um bom jogo para garantir a sobrevivência", disse o treinador do Valência e antiga glória do clube, Ruben Baraja.

O Almeria desloca-se ao terreno do despromovido Espanhol, sabendo que um empate será suficiente, visto que tem vantagem no confronto direto com o Getafe.

Os jogos da última jornada
Flashscore

O Celta de Vigo de Carlos Carvalhal, 17.º classificado, não vence há seis jogos no campeonato e sofreu sete derrotas nas últimas nove partidas.

Os galegos enfrentam o campeão Barcelona, que esperam que esteja relaxado e com a cabeça nas férias de verão, depois de ter conquistado o título e de se ter despedido emocionalmente de Camp Nou no fim de semana passado. Mesmo um empate contra o Barcelona pode ser insuficiente para garantir a sobrevivência - para isso, o Celta precisa de uma vitória.

Na quarta-feira, o Celta anunciou que vai abrir uma bancada que esteve fechada para obras durante toda a época, numa altura em que procura encher os Balaidos e dar a volta à sua sorte.

"O único aspecto positivo é que terminamos a época em casa e cabe-nos a nós ganhar a sobrevivência", disse Carvalhal depois da derrota por 1-0 contra o Cádiz, na última jornada.

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Flashscore

O Valladolid também quer os três pontos, mas até pode sobreviver se empatar com o Getafe, se o Almería perder e o Celta conquistar pelo menos um ponto. A luta para evitar a despromoção vai ter voltas e reviravoltas até ao apito final.