Mais

LaLiga denuncia insultos racistas de um adepto do Barcelona contra Vinícius

Ancelotti retira Vinicius do relvado
Ancelotti retira Vinicius do relvadoAFP
A LaLiga enviou uma queixa por escrito ao Comité da Competição da RFEF e à Comissão Anti-Violência sobre cânticos que incitam à violência ou têm um conteúdo insultuoso ou intolerante. A este respeito, na LaLiga, houve três jogos com denúncias, incluindo o Clássico com os insultos racistas contra Vinicius.

Nesse jogo entre o Barcelona e o RealMadrid, foram utilizadas provas de vídeo para detetar comportamentos que não têm lugar nesta sociedade nem, obviamente, num campo de futebol.

Como explica a LaLiga, "da zona das bancadas onde se encontram os adeptos da casa, ouvem-se gritos de 'macaco', 'macaco de merda', proferidos por um adepto junto a uma criança, e alegadamente dirigidos a um jogador visitante".

Algo que depois se repete quando Vinícius e Xavi conversam após uma ação no jogo em que o brasileiro reclamava uma falta. "É visível como um adepto situado na bancada da casa utiliza as palavras 'macaco de merda' para com o jogador visitante, Vinicius Jr, que está a falar com o treinador da casa na zona da linha lateral do campo após uma ação do jogo".

Recorde-se que o clube azulgrana, logo após o jogo, emitiu uma mensagem nas suas redes sociais a condenar este tipo de atitude. "O FC Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do desporto, como o respeito pelos adversários, e por isso investigará qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid".

Sergio Ramos insultado em Cádiz

A LaLiga refere ainda insultos a Sergio Ramos no dérbi Cádiz-Sevilha por parte do grupo de adeptos "Brigadas Amarillas", bem como outros incidentes verbais contra futebolistas de Sevilha.

Quanto ao terceiro jogo denunciado, o Athletic-Valência, a carta de reclamação menciona o aparecimento de faixas não autorizadas e outros cânticos contra o Valência durante várias fases do jogo.