Xavi e o duelo com o Real Madrid: "Um Clássico é imprevisível, acho que é 50/50"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Xavi e o duelo com o Real Madrid: "Um Clássico é imprevisível, acho que é 50/50"
Xavi Hernández em conferência de imprensa
Xavi Hernández em conferência de imprensaFC Barcelona
O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, mostrou-se satisfeito com a recuperação dos lesionados, embora garanta que não vai forçar nenhum deles se não estiverem a 100% para o clássico contra o Real Madrid.

O treinador do Barcelona quis evitar a todo o custo a polémica com a designação de Gil Manzano como árbitro do jogo.

"O computador detetou um árbitro e quanto menos falarmos dele, melhor, porque isto é auomático, não é? Espero honestidade do árbitro e que ele faça o melhor e o mais justo possível", afirmou.

Quanto ao rival, mostra respeito pelo Real Madrid, embora reconheça que mudou muito em relação à época passada.

"O Madrid mudou em relação ao ano passado. O Vinicius e o Rodrigo jogam muito em profundidade, por isso temos de estar atentos. Bellingham, Rodrigo, Valverde, Vinicius... É uma grande equipa e tem virtudes que temos de minimizar", explicou.

Além disso, Xavi recusa qualquer favoritismo.

"A obrigação é a mesma para os dois clubes, ganhar. Quase nunca há um favorito. Não se pode prever nada devido à minha experiência como futebolista e não muito como treinador. Um Clássico é imprevisível, acho que é 50/50", disse.

Lesões

Sobre o regresso aos treinos de Lewandowski, De Jong Pedri e Koundé, Xavi não escondeu a sua surpresa e mostrou-se satisfeito, embora tenha garantido que não vai forçar nenhum deles.

"Também me surpreenderam. Todos querem estar lá, veremos amanhã. Os sentimentos são muito bons. A lista será feita amanhã. Veremos como se sentem. O facto de todos estarem disponíveis é fantástico. Mesmo assim, toda a gente quer fazer força para jogar. Mas a equipa técnica não quer forçar ninguém. Estão empenhados na equipa. Veremos amanhã", explicou.

Em relação ao jogo, mostrou-se confiante no estilo e no ADN do Barça.

"As experiências são raras. O Real Madrid ataca de uma certa forma... talvez mudemos a nossa forma de ver e tenhamos de ser mais cautelosos com eles, mas seremos corajosos. Não vamos mudar nem o modelo nem a filosofia: vamos ser ousados e vamos tentar dominar com bola", prometeu.

Por último, o treinador destacou o know-how de Gavi.

"Ele amadureceu muito connosco. O seu controlo é enorme. Se bem me lembro, no primeiro ano foi expulso. Este ano, também. Não é um grande número. Ele põe paixão e alma no jogo. É fundamental para a equipa", afirmou.

Siga o Barcelona-Real Madrid no Flashscore