Barcelona 2-1 Alavés

O Barcelona virou a página de uma semana negra. Na terça-feira, os blaugranas perderam por pouco para o Shakhtar na Liga dos Campeões. No fim de semana anterior, os blaugranas venceram a Real Sociedad por 1-0, com um golo de Araújo nos descontos. Este domingo, contra o Alavés, tiveram de suar para conseguir os três pontos.
A equipa de Vitória adiantou-se no marcador com um golo de Samu aos 20 segundos de jogo. Uma rotação de Gündogan no meio-campo levou a uma corrida de Guridi, que passou a bola a Javi López. López rematou cruzado e Samu, sempre atento, antecipou-se a Iñigo Martínez à entrada da área.
O golo levou a uma mudança de formação: o Alavés passou a defender com cinco homens. Samu, entretanto, fazia a sua parte: primeiro com um remate à baliza e depois com outra oportunidade que acabou na trave. Para o Barça, a melhor notícia foi, sem dúvida, o final dos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, o Barça entrou diferente: a pressionar o Alavés na defesa. Jogando com inteligência no meio e com mais serenidade na frente. Lewandowski, um jogador cujo nível tem sido questionado nos últimos dias, foi o responsável por empatar o jogo, com um grande golo aos 53 minutos: o avançado polaco cabeceou um bom cruzamento da direita e incitou os seus companheiros a fazer mais .
Lewandowski, aos 72 minutos, também marcou o segundo golo, depois de um penálti assinalado com classe pelo árbitro. Este golo deitou por terra um Alavés que, durante a primeira parte, perdoou a um adversário que não pode ser deixado vivo.
O Barça, com muito pouco, venceu os visitantes por 2-1 e, graças ao triunfo, mantém o terceiro lugar da tabela, com 30 pontos, fruto de 9 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
O Alavés, por sua vez, permanece no 13.º lugar com 12 pontos, fruto de 3 vitórias, 3 empates e 7 derrotas.
