LaLiga volta a denunciar insultos racistas contra Vinícius Júnior, desta vez em Camp Nou

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga volta a denunciar insultos racistas contra Vinícius Júnior, desta vez em Camp Nou

Vinícius Júnior, durante o clássico em Camp Nou, no último domingo
Vinícius Júnior, durante o clássico em Camp Nou, no último domingoAFP
Pela oitava vez esta temporada, a LaLiga foi obrigada a apresentar queixas por episódios de racismo nos estádios contra Vinícius Júnior, avançado brasileiro do Real Madrid, desta vez em pleno Cam Nou, no "El Clásico" do passado domingo.

É a história interminável da atual temporada 2022-2023 da LaLiga. Vinícius joga fora do Santiago Bernabéu e os adeptos adversários usam o racismo para atacar o internacional brasileiro, apesar das campanhas que são levadas a cabo para sensibilizar para esta questão, como a "Semana contra o Racismo", em que os jogadores de ambas as equipas do Clásico posaram juntos sob o slogan Unidade, a fim de tentar erradicar estas atitudes.

Já são oito (dos 14 jogos que o Real Madrid jogou fora de casa esta época no campeonato) casos em que a La Liga foi obrigada a dirigir-se às autoridades competentes devido aos insultos racistas que o carioca frequentemente sofre.

O último capítulo foi visto em Camp Nou, no passado domingo, quando o Barcelona venceu o Real Madrid por 2-1 e garantiu praticamente o título de campeão, alargando para 12 os pontos sobre o rival. Nesse jogo, Vinícius Júnior não teve quaisquer confrontos com nenhum dos jogadores do Barcelona (muito pelo contrário, pois era evidente que tinha uma relação muito boa com Araújo, o principal responsável pela sua marcação), mas isso não o impediu de ser o tema de alguns dos comentários das bancadas.

Esta não é a primeira vez que isto acontece a Vinícius Júnior em Cam Nou, pois em outubro de 2021 a LaLiga já tinha denunciado outro episódio em que um adepto catalão chamou o brasileiro de "macaco", embora ele não tenha sido punido porque, aparentemente, as autoridades não o conseguiram identificar, apesar de ter sido claramente gravado pelas câmaras.

"Tendo em conta os acontecimentos ocorridos no jogo do FC Barcelona-Real Madrid, no qual mais uma vez foi observado um comportamento racista intolerável contra Vinicius Jr, a LaLiga relatou insultos racistas aos Tribunais dos Magistrados de Barcelona. Esta é a oitava queixa apresentada por LaLiga às autoridades competentes por insultos racistas contra Vinicius Jr", pode ler-se no comunicado da LaLiga, esta quinta-feira.