Laporta continua a alimentar a "Messimania": "O Messi quer o Barça, é a sua casa"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Laporta continua a alimentar a "Messimania": "O Messi quer o Barça, é a sua casa"
Laporta acredita que Messi pode regressar ao Barcelona
Laporta acredita que Messi pode regressar ao Barcelona
AFP
Joan Laporta está eufórico após a conquista do título de LaLiga. O presidente do Barcelona foi ao programa "Els Matins" da TV3, na segunda-feira, para falar sobre a situação catual do clube e, entre outras coisas, continuou a alimentar a possibilidade do regresso de Leo Messi ao Barça.

O líder azulgrana está feliz, radiante. Sabe que apostou nas alavancas e que elas devolveram, para além da Supertaça, LaLiga à sala de troféus do Camp Nou. E embora ainda haja muito trabalho a fazer para resolver as dificuldades financeiras do clube, tudo é melhor quando se é campeão.

Na televisão regional catalã, Laporta deu rédea solta à ilusão dos adeptos que anseiam por ver Messi de volta para junto dos seus. "Falei com Leo para redirecionar a situação que se criou", disse, recordando como se deu a saída do argentino. "Tive de colocar a instituição acima de tudo. Mandámos mensagens um ao outro, foi uma conversa muito carinhosa e agradável. Existe uma relação".

É evidente, portanto, que o seu regresso é mais uma questão sentimental do que económica. Hoje em dia, não se pode competir com os petrodólares. Mas para os adeptos do Barcelona, o facto de Laporta e Messi, pai e filho, terem retomado o contacto é um grande passo em frente. "Com todo o respeito pela Arábia Saudita, o Barça é o Barça. O Messi quer o Barça, é a sua casa. Não queremos entrar em grandes números porque não os podemos pagar, nem com Messi, nem com ninguém".

Agora há outro, talvez mais importante, que é o facto de LaLiga aceitar o plano de viabilidade e de o clube poder reduzir o seu teto salarial em 200 milhões, para 480 milhões, incluindo os novos salários de Gavi, Araujo e até do próprio Messi.

Contratações, Gavi e Ansu

Laporta garante que, apesar das dificuldades, se LaLiga der o seu aval, o Barcelona vai contratar. "Vamos reforçar a defesa, o meio-campo e a linha avançada para podermos competir na Liga dos Campeões". E aí conta com Gavi, que deve ser inscrito na equipa principal ou será dispensado. "Estou convencido de que ele continuará a ser jogador do Barça. Sofro quando o vejo com ímpeto nas jogadas, porque tem uma força enorme. Não sofro porque ele continua a ser jogador do Barça".

Quanto a Ansu Fati, o presidente não foi tão conclusivo. a direção técnica que terá de decidir o que acontece com Ansu na próxima época, é jogador do Barça, gostamos dele e é um jogador de grande qualidade e uma pessoa integrada. Sei que ele quer ter sucesso no Barça, vamos ver como corre".

Deco como substituto de Alemany

Desde a saída de Mateu Alemany para o Aston Villa que se tem falado que Deco, agente de futebolistas e ex-jogador do Barça, poderia ocupar o lugar do dirigente cessante. Laporta confirmou. "Deco poderá dar o salto para a secretaria técnico. Pode ser ele a ocupar o lugar de Mateu Alemany".

E, ao seu lado, defende a continuidade de Jordi Cruyff. "Gostaria que ele continuasse lado a lado com o novo diretor desportivo".