O recorde do Barça que o Real Madrid persegue depois de ter conquistado o título

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O recorde do Barça que o Real Madrid persegue depois de ter conquistado o título

O Real Madrid ganhou os dois Clássicos da LaLiga esta época
O Real Madrid ganhou os dois Clássicos da LaLiga esta épocaJAVIER SORIANO/AFP
A equipa de Carlo Ancelotti está em posição de terminar a época com a maior diferença de pontos da história em relação ao segundo classificado.

A época do Real Madrid tem sido espetacular. É campeão a quatro jornadas do fim da LaLiga, graças à vitória sobre o Cádiz e ao deslize do Barcelona contra o Girona. No entanto, os merengues têm ainda uma motivação extra para não se deixarem levar no último mês de competição nacional.

O novo objetivo, depois de conquistar o seu 36.º título de campeão, é bater o recorde da maior diferença de pontos entre o primeiro e o segundo classificado no final da época, que pertence ao seu eterno rival há 11 anos.

A equipa treinada por Pep Guardiola ficou a 15 pontos da equipa da capital espanhola após 38 jogos. Xavi Hernández fez parte desse plantel e também disputou alguns jogos o agora capitão Sergi Roberto.

Na época 2012/13, a equipa da Ciudad Condal igualou os 100 pontos obtidos pelos Blancos no ano anterior na "Liga dos Recordes". Também marcou 115 golos e sofreu 40.

Eram tempos em que ficar abaixo dos 90 pontos era praticamente sinónimo de estar fora da luta pelo título. Agora, a dificuldade diminuiu um pouco, mas o Real Madrid ainda pode chegar aos 99 se vencer todos os jogos que faltam.

Pela frente, um calendário muito interessante para bater o recorde do Barcelona: Alavés e Real Betis no Santiago Bernabéu e visitas a Granada e Villarreal. É provável que a equipa tenha de rodar muitos jogadores a partir de agora, mas será que a motivação dos habituais suplentes será capaz de ajudar os Merengues a fazer a sua história ainda melhor?

Real Madrid sagrou-se campeão espanhol no sábado
Real Madrid sagrou-se campeão espanhol no sábadoFlashscore

Outros tempos

Se transferirmos as classificações antigas, em que as vitórias valiam apenas dois pontos, para o formato atual, verificamos que é o próprio Real Madrid que detém o recorde de maior diferença de pontos em relação ao segundo classificado no final de um campeonato.

O clube de Chamartín ganhou três campeonatos com uma diferença de 12 pontos quando a vitória era menos valorizada. Os dois primeiros foram contra o Atlético de Madrid em 1960/61 e 1962/63. O terceiro foi contra o Real Zaragoza em 1974/75.