Oficial: Sergio Busquets vai deixar o Barcelona no final da época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oficial: Sergio Busquets vai deixar o Barcelona no final da época
Sergio Busquets vai deixar o Barcelona 18 depois da sua chegada ao clube
Sergio Busquets vai deixar o Barcelona 18 depois da sua chegada ao clube
FC Barcelona
Sergio Busquets vai deixar o Barcelona no final da época. Depois de muitos meses de reflexão, o jogador comunicou a decisão a Xavi Hernandez há alguns dias e, esta quarta-feira, o clube catalão oficializou a sua saída, que será concretizada quando o seu contrato terminar, a 30 de junho.

Sergio Busquets, um dos melhores jogadores da história do clube, vai deixar o Barcelona no final da época. O "5" blaugrana comunicou a decisão esta quarta-feira através das redes sociais com um vídeo emotivo. No seu discurso especial de despedida, afirma que "foi uma honra, um sonho e um orgulho poder defender este emblema, mas tudo tem um fim". Reconhece também que "não foi uma decisão fácil, mas chegou o momento". E termina agradecendo a "todas as pessoas que me acompanharam ao longo deste percurso, bem como aos sócios e adeptos".

O capitão do Barça vai despedir-se do clube da sua vida ao fim de 18 anos. Chegou em 2005 e, após duas épocas na equipa Juvenil A, subiu ao Barça B de Pep Guardiola para se tornar uma peça fundamental na promoção da equipa de reservas à Segunda B. Com o empenho que sempre o caracterizou, deu tudo por tudo para acabar por fazer a sua estreia oficial com a equipa principal em 2008, num jogo da liga contra o Racing, e no final da época já era um jogador estabelecido no Barcelona do sexteto.

Desde então, Sergio tem-se afirmado como uma peça fundamental no balneário e, há duas épocas, tornou-se capitão. Após dois anos com a braçadeira, despede-se do clube com um percurso fantástica, uma coleção de títulos e um estilo de jogo inconfundível. Uma lenda com uma longa carreira.

A história de Sergio Busquets no Barça foi, sem dúvida, uma aula de futebol e de classe futebolística. Provavelmente o melhor médio defensivo do mundo, o jogador de Badia del Vallès destacou-se pela sua técnica elegante e pela sua brilhante leitura táctica. Além disso, embora não seja o seu papel principal, o "5" contribuiu com 18 golos e 40 assistências. Por outro lado, é também o jogador da história com mais Clássicos disputados e com mais vitórias contra o eterno rival, com 48 duelos jogados e 23 triunfos.

Com todos estes atributos, o catalão acumula 718 jogos com a camisola culé e é já o terceiro jogador com mais jogos na história do clube. Além disso, também faz parte do seleto leque de jogadores do Barça com mais títulos. Com 31 troféus, é, mais uma vez, o terceiro profissional com mais títulos no clube, com 8 Ligas, 7 Taças do Rei, 7 Supertaças de Espanha, 3 Champions League, 3 Supertaças Europeias e 3 Mundiais de Clubes.

Última época como azulgrana

Após este anúncio, Sergio Busquets enfrenta a reta final da época e os últimos momentos com a camisola azulgrana. Esta época, o médio continuou a desempenhar um papel fundamental sob o comando de Xavi Hernández. Com 2087 minutos jogados, é o sexto jogador com mais minutos disputados esta época, distribuídos por um total de 27 jogos nos quais, para além de desenvolver o seu papel de criador de jogadas, fez 4 assistências para golo.

Para fechar a sua última época e pôr fim à sua carreira no clube, o capitão do Barcelona tem a oportunidade de terminar da melhor maneira possível, aumentando a sua coleção de troféus e levantando um título pela última vez com a camisola do clube: a LaLiga 2022/2023.