Mais

Real Madrid define Diego López como um dos seus "grandes guarda-redes"

Diego López durante a sua passagem pelo Real Madrid
Diego López durante a sua passagem pelo Real MadridMIGUEL RIOPA / AFP
O clube do Santiago Bernabéu reagiu ao anúncio do guarda-redes, que na quinta-feira confirmou a sua retirada.

Diego López (42 anos) despede-se do futebol depois de uma longa carreira de mais de duas décadas. Há alguns meses sem equipa, depois de ter feito parte do plantel do Rayo Vallecano, optou por pendurar as botas e as luvas. Para além de não ter opções atraentes para o futuro e de ter estado à margem nos últimos meses, é de salientar que o seu papel no clube da capital tinha sido igualmente secundário.

Os números de Diego López
Os números de Diego LópezFlashscore

A sua passagem pelos merengues é inesquecível, em grande parte devido ao seu papel de coadjuvante no desentendimento entre José Mourinho e Iker Casillas. O treinador português chegou mesmo a dizer numa conferência de imprensa que preferia o jogador natural de Lugo ao antigo guarda-redes do FC Porto, uma afirmação que ainda hoje ressoa pela importância que teve na altura.

"O Real Madrid C.F. quer manifestar o seu carinho, gratidão e reconhecimento a um grande profissional e um dos nossos grandes guarda-redes. Muitas felicidades, querido Diego, para ti e para a tua família", escreveu o clube, com o qual conquistou três títulos (uma Taça do Rei, uma Liga e uma Liga dos Campeões), nos seus perfis oficiais nas redes sociais. Para além dos títulos individuais, Diego conquistou também um campeonato da segunda divisão com o Espanyol.

López, que se estreou pela seleção principal de Espanha no verão de 2009, teve apenas uma experiência fora das fronteiras nacionais (no AC Milan). Depois de duas temporadas na Serie A, López foi para o Espanhol Barcelona. A sua passagem menos recordada pela primeira divisão foi no Sevilha, sobretudo porque disputou apenas oito jogos no campeonato (época 2012/13).