Mais

Real Madrid e Vinicius Jr. regressam a Valência após ofensas racistas

Vini Jr. gesticula para um adepto depois de ter sido agredido no Mestalla
Vini Jr. gesticula para um adepto depois de ter sido agredido no MestallaReuters
O Real Madrid desloca-se a Valência no sábado para reforçar a sua já sólida posição no topo da tabela da LaLiga, no muito aguardado regresso da equipa de Carlo Ancelotti a um estádio onde o extremo brasileiro Vinicius Jr (23 anos) foi alvo de abusos racistas no ano passado.

Siga as principais incidências

Será a primeira vez que o Real e Vinicius voltam ao Mestalla desde maio de 2023, altura em que foram proferidos insultos racistas contra o brasileiro, o décimo episódio contra o jogador que a LaLiga denunciou aos procuradores na época passada.

O jogo foi interrompido durante 10 minutos, quando Vinicius chamou a atenção dos adeptos que o insultavam, antes de se envolver numa altercação com os jogadores do Valência, que o levou a ser expulso.

Os acontecimentos levaram a uma onda de apoio ao brasileiro e galvanizaram uma série de campanhas locais e internacionais, incluíndo a criação de um comité especial antirracismo da FIFA, composto por jogadores que recomendaram punições mais rigorosas para comportamentos discriminatórios no futebol.

O Brasil jogará um amigável contra a Espanha no estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid, no dia 26 de março, em apoio a Vinicius Jr. e à luta pela erradicação do racismo.

A bancada sul do Valencia foi parcialmente fechada por cinco partidas e o clube foi multado em 45 mil euros pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Vini Jr. teve de ser contido por Courtois e Rudiger
Vini Jr. teve de ser contido por Courtois e RudigerReuters

O Valência baniu quatro indivíduos para toda a vida pelo seu papel no incidente, embora o clube tenha reiterado que a ação de uma minoria não é representativa da sua base de adeptos como um todo.

Mas as tensões voltaram a aumentar esta semana depois de o Valência ter rejeitado os pedidos da Netflix, que está a filmar um documentário sobre a vida de Vinicius, para entrar no Mestalla no sábado ou entrevistar os seus jogadores.

Antecipando uma atmosfera de alta tensão em Valência, o Comité Permanente da Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto de Espanha declarou o jogo de "alto risco", o que significa que a polícia e a segurança privada do clube serão reforçadas dentro e fora do estádio.

Além disso, durante a tarde, terá lugar uma grande manifestação contra o proprietário do Valência, Peter Lim, o que poderá complicar ainda mais a situação em termos de segurança.

"Estou ansioso por sábado, para que o Vini veja que aqueles idiotas não representam os nossos adeptos", disse o avançado do Valência, Hugo Duro, à televisão espanhola Gol, na quarta-feira.

"Vai ser um ambiente hostil para ele, mas a nível futebolístico, com todo o respeito do mundo. Ele vai sentir a pressão dos nossos adeptos, mas com respeito".

O Real Madrid tem 65 pontos, seis à frente do segundo classificado Girona, que joga em Maiorca no domingo, enquanto o Barcelona, terceiro com 57 pontos, visita o Athletic Bilbao.

Real Madrid lidera LaLiga
Real Madrid lidera LaLigaFlashscore