Será Antoine Griezmann o melhor jogador da LaLiga?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Será Antoine Griezmann o melhor jogador da LaLiga?
Griezmann é um claro candidato a ser nomeado o melhor jogador da LaLiga em 2022/2023
Griezmann é um claro candidato a ser nomeado o melhor jogador da LaLiga em 2022/2023
AFP
O novo recital de jogo e golos que Antoine Griezmann ofereceu esta quarta-feira faz com que conquiste adeptos na discussão sobre quem é o melhor futebolista da LaLiga na época 2022/2023. O Barcelona está no bom caminho para vencer o campeonato e Ter Stegen ou Lewandowski também podem estar na corrida ao prémio. No Real Madrid, Vinicius foi quem mais puxou pela equipa neste campeonato, mas a presença do francês como líder absoluto de uma equipa em ascensão, bem como os seus números, fazem dele o principal candidato a ser reconhecido como o melhor jogador da temporada.

A ovação dos adeptos do Atlético Madrid a Griezmann no Cívitas, após a vitória por 5-1 sobre o Cádiz, foi repetida e merecida. O oito rojiblanco atingiu a maturidade total como jogador, tem a confiança absoluta do seu treinador e o reconhecimento dos seus companheiros como o capitão indiscutível do navio.

A sua contribuição contra o Cádiz, para roubar o segundo lugar ao Real Madrid, não se limitou à concretização de dois grandes golos, porque Antoine é um médio completo: ataca, remata, marca, faz assistências, organiza a equipa, pressiona, rouba bolas, é um jogador maravilhoso na leitura do jogo, .... É difícil encontrar um ponto fraco em qualquer uma das suas facetas em campo.

Míchel, treinador do Girona, disse há alguns dias que "Griezmann é o melhor jogador desta liga" e o seu treinador, sem entrar nestas avaliações, garante que "é um dos que melhor interpreta o jogo. O melhor é dar-lhe liberdade". Foi assim que conseguiu tornar-se um jogador diferenciado.

Em comparação com outros jogadores que concorrem ao mesmo prémio, Vinicius marcou 10 golos e fez nove assistências, ou seja, esteve envolvido em 19 golos da sua equipa, mas também recebeu 10 cartões amarelos, contra apenas dois de Griezmann, um jogador muito mais temperado e com mais experiência para não se meter em provocações.

Vinicius, Lewandowski e Ter Stegen, os rivais do francês

Lewandoswki marcou 19 golos e deu seis assistências, o que equivale à quota-parte de Griezmann nos golos da sua equipa, já que o francês tem 13 golos e 12 assistências. Mas a dinâmica dos dois é diferente. O francês está em ascensão e o polaco teve uma segunda metade de época muito discreta, embora tenha recuperado o faro pelo golo nos últimos jogos. Ter Stegen, na baliza, também pode estar na corrida com a sua campanha impressionante a todos os níveis.

Outro aspeto a ter em conta é o seu preço. A sua contratação pelo Barcelona, por 120 milhões de euros, pode ser um dos piores negócios da história do clube, enquanto o regresso do jogador ao Atleti (20+4 milhões) pode revelar-se o oposto, um negócio brilhante, barato e com um retorno imediato ao mais alto nível.

Como o futebol é subjetivo, cabe a cada um decidir quem é o melhor jogador da LaLiga, mas se fosse feita uma votação geral em todo o país, é muito provável que Griezmann ganhasse por uma larga margem. E é-o merecidamente.