Mais

Vinícius aponta gesto racista de criança: "Tenho pena que não haja ninguém para educar-vos"

Vinicius durante o jogo contra o Sevilha (1-1)
Vinicius durante o jogo contra o Sevilha (1-1)Profimedia
O avançado do Real Madrid, Vinicius Junior, afirmou ter sido vítima de racismo por parte de uma "criança" durante o empate da sua equipa com o Sevilha (1-1), no sábado, em jogo da La Liga.

Recorde as principais incidências da partida

O Sevilha expulsou um adepto por "comportamento racista e xenófobo", informou o clube em comunicado, tendo Vinicius agradecido a ação rápida e chamado a atenção para outro incidente. O jornal espanhol Marca publicou imagens de um homem que parecia estar a fazer gestos de macaco em direção ao extremo brasileiro, depois de este ter colidido com o guarda-redes do Sevilha, Orjan Nyland. Vinicius partilhou a mesma imagem na plataforma social X, antigo Twitter, e disse ainda que tinha visto um vídeo de uma criança a fazer um gesto racista.

"Parabéns ao Sevilha pelo posicionamento rápido (sobre o incidente) e pela punição em mais um episódio triste para o futebol espanhol", escreveu Vinicius. "Infelizmente, tive acesso a um vídeo de outro gesto racista durante o jogo de sábado, desta vez feito por uma criança. Tenho muita pena que não haja ninguém para educar-vos. Eu invisto, e invisto muito, em educação no Brasil para formar cidadãos com uma atitude diferente em relação a isso". Um vídeo que circula nas redes sociais parece mostrar uma adolescente a fazer um gesto de macaco para Vinicius.

Não é a primeira vez...

O extremo brasileiro foi várias vezes vítima de abusos racistas durante a sua estadia em Espanha, embora muitas vezes a lei não tenha tomado medidas. Vinicius testemunhou por videoconferência perante um tribunal espanhol, a 5 de outubro, no âmbito de uma investigação sobre alegados abusos de que foi vítima no Valência, em maio.

O jogador interrompeu o jogo no Estádio Mestalla para confrontar um adepto que, segundo ele, o agrediu. "Espero que as autoridades espanholas façam a sua parte e mudem a lei de uma vez por todas", continuou Vinicius no X.

"Essas pessoas também deveriam ser punidas criminalmente. Seria um grande primeiro passo para a preparação do Campeonato do Mundo de 2030. Estou disponível para ajudar. Peço desculpa por me repetir, mas este é o episódio isolado número 19, e a contar".