Análise: Incandescente no Reims, Junya Ito continua a crescer na Ligue 1

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Incandescente no Reims, Junya Ito continua a crescer na Ligue 1

Ito contra o Toulouse.
Ito contra o Toulouse.AFP
Já dinâmico e importante no ano passado com o Reims, o atacante japonês se tornou ainda mais importante na equipe de Reims este ano. A influência de Ito deve-se ao seu pé direito e à sua potência cada vez maior, num dos picos da sua carreira.

Uma estrela com um perfil particularmente elevado no Japão, o melhor jogador japonês da liga francesa, um jogador obstinado e trabalhador... Junya Ito deslumbra e surpreende qualquer adepto do Reims. Apesar de só ter assinado pela equipa francesa no ano passado, já se afirmou entre os melhores avançados da Ligue 1. Aos 30 anos, é um dos pilares da seleção japonesa e se tornou a arma mais poderosa do Reims. E pretende continuar assim por muito tempo.

Os números de Junya Ito
Os números de Junya ItoFlashscore

A flecha de Reims

Não há dois Itos iguais. Incrivelmente disciplinado, ansioso para se lançar ao ataque, ganhar duelos no drible e fazer belos cruzamentos, o japonês é o epítome de um jogador que cria um espetáculo. Tão inventivo quanto criativo, ele lidera o ataque do Reims e cria muitas oportunidades.

É uma pena, portanto, que após 12 jogos ele tenha apenas dois gols e duas assistências pelo Reims. Mas o futebol não se resume a números e estatísticas, e Ito é um exemplo perfeito disso. Essencial para o jogo do Reims, ninguém pode negar suas qualidades e sua contribuição.

Sem automatismo no início da época, e depois de ter perdido o rumo com a reconstrução da equipa, está gradualmente a voltar ao seu melhor. E, quando explodir, não se limitará a brilhar. O exemplo está à vista: com a sua seleção, a 21 de novembro, distribuiu quatro assistências aos seus companheiros contra a Síria e recebeu um excecional "10" dos algoritmos do Flashscore. Agora só nos resta ter paciência e esperar que ele tenha um desempenho semelhante em França.

Um jogador ainda em ascensão

Aos 30 anos, o extremo ainda tem muito a aprender. E com um contrato válido até 2026 na cidade dos Sacres, ainda  tem muito tempo. Melhorar as suas capacidades não deverá ser um problema para ele. Trabalhador e assíduo, ele continua a progredir ouvindo as instruções de Will Still e aplicando-as em campo.

Ito contra o Lorient esta época.
Ito contra o Lorient esta época.AFP

Líder no ataque durante a última partida do Reims contra o Paris Saint-Germain, por exemplo, ele foi responsável por oito passes decisivos. É mais do que qualquer outro jogador da Ligue 1 nesta temporada. Infelizmente, faltou-lhe eficácia. Muitas vezes técnico e cirúrgico, vacilou no momento decisivo. Erros como esse ajudam-no a crescer. Eles também o estimularão a se superar nos próximos jogos, especialmente contra o Rennes no domingo.

Nesse sentido, ele é exatamente o que o atual quinto colocado da Ligue 1 precisa. Ou, como disse o treinador neste verão:"Ele é essencial para o que (nós) queremos fazer".