Análise: Maxence Caqueret, o outro herói do Lyon

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Maxence Caqueret, o outro herói do Lyon

Maxence Caqueret antes do golo.
Maxence Caqueret antes do golo.AFP
Produto da formação do Lyon, Maxence Caqueret oscilou entre temporadas regulares e dificuldades para se firmar num plantel enfraquecido pelas saídas. No entanto, algumas das exibições são dignas de menção e elogios, já que o jogador nascido em Vénissieux dá muito de si para ajudar o clube a reerguer-se.

Foi um dos principais responsáveis pela vitória do Lyon sobre o Montpellier no último fim de semana. Aos 23 anos, Maxence Caqueret já está totalmente comprometido com a carreira de jogador de futebol. Médio defensivo e ofensivo, ele também faz as vezes de capitão quando tem a oportunidade - como foi o caso no sub-21 de França, por exemplo. Sério e diligente, pode mudar o resultado de uma partida se estiver no estado de espírito certo. E, neste momento, pode ser esse o caso.

Os números de Caqueret
Os números de CaqueretFlashscore

O jogador do Lyon ainda não teve a temporada que esperava. Como todos os companheiros,  foi responsabilizado pela falta de ritmo da equipa, principalmente devido a erros técnicos, e também teve a difícil tarefa de fazer a ligação entre a defesa e o ataque. Com a crise em que a equipa se encontrava, faltou-lhe impacto e eficácia, até que, em 2024, foi lentamente recuperando o fôlego.

"Penso que essa é a nova face desta equipa: não desistimos, conseguimos manter a mentalidade certa do princípio ao fim. As razões do renascimento? É tudo. O treinador Pierre Sage conseguiu pôr em prática o que pretendia e teve tempo para explicar a sua tática e o projeto que pretendia desenvolver. Os novos reforços também nos ajudaram muito. Mas, acima de tudo, foi a mentalidade que mudou. Sente-se um verdadeiro grupo que quer subir na tabela e ganhar os seus jogos. E é isso que está fazendo a diferença hoje", explicou após a vitória por 2-1 sobre o Montpellier.

Em apenas três semanas, Caqueret marcou dois golos pelo Lyon. Um contra o Bergerac na Taça da França e o outro contra o Montpellier. Com toda a confiança, não hesita em aproveitar as oportunidades quando elas aparecem, e mantém-se sólido quando a situação exige. Isto, naturalmente, permite que os seus companheiros de equipa confiem nele e avancem em conformidade.

Um jogador fundamental para a equipa

Embora nem sempre tenha estado ao seu melhor nível, e alguns dos seus jogos tenham deixado a desejar, o jogador continua a ser uma peça fundamental da equipa do Lyon. No meio-campo, Caqueret é importante demais para não jogar - ou mesmo para ser substituído. E quando está rodeado pelas pessoas certas pode desenvolver seu jogo adequadamente. É por isso que esteve em alta nas últimas três partidas.

Este fim de semana, contra o Nice, espera-o um novo desafio. Mas nada é impossível e tudo está em jogo. Graças a Caqueret, a equipa pode jogar para a frente. Tem também a capacidade de deslocar outros adversários. A determinação ajudará o maior número possível de pessoas, desde que o sigam, apesar da determinação dos Aiglons no meio-campo.

"Maxence marcou na Taça e agora aumentou a contagem. Ele está em alta, é decisivo, é movido por emoções positivas. Toma a iniciativa", disse Pierre Sage recentemente, também elogiando as qualidades do jogador.

Símbolo do renascimento do Lyon, o jogador só tem a ganhar, assim como os novos reforços do clube. O mesmo vale para os novos contratados. Resta torcer para que ele mantenha o espírito de luta e continue da melhor maneira possível.