Chancel Mbemba eleito o melhor jogador africano da Ligue 1

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chancel Mbemba eleito o melhor jogador africano da Ligue 1

Chancel Mbemba este fim-de-semana contra o Brest
Chancel Mbemba este fim-de-semana contra o BrestAFP
O defesa congolês Chancel Mbemba, do Marselha, e que passou pelo FC Porto, foi distinguido esta terça-feira com o prémio Marc-Vivien Foé para o melhor jogador africano da Ligue 1, anunciaram os organizadores, a Radio France Internationale (RFI) e a France 24.

Mbemba, de 28 anos, derrotou o médio costa-marfinense Seko Fofana, do Lens, vencedor do ano passado e um dos favoritos, e o avançado nigeriano Terem Moffi, do Nice.

Mbemba começou por dar nas vistas no Anderlecht, tendo-se transferido para o Newcastle em 2015, antes de se afirmar no FC Porto (2018 a 2022), onde conquistou por duas vezes a dobradinha, campeonato e Taça (2020, 2022). Desde a sua chegada ao Marselha esta época, tornou-se um dos principais jogadores defensivos do clube, que ocupa atualmente o terceiro lugar na Ligue 1 e qualificou-se para a fase preliminar da Liga dos Campeões.

O prémio Marc-Vivien Foé, criado em 2009, é atribuído por um júri de cerca de 100 pessoas (jornalistas, consultores, antigos jogadores) e tem o nome do antigo jogador da seleção dos Camarões, que morreu de insuficiência cardíaca a meio de um jogo da Taça das Confederações de 2003, em Lyon.