"Ele está totalmente operacional. Está tudo pronto para ele jogar", disse o treinador do Lyon, Pierre Sage, embora não seja esperado que Orban seja titular já frente ao Rennes.
Ao assinar pelo Lyon por 12 milhões de euros, o nigeriano terá que ajudar o nnovo clube a sair da situação em que se encontra na Ligue 1, atolado na 16.ª posição da tabela após 18 jogos (16 pontos).
Subir um nível
Orban marcou 20 golos em 22 jogos pelo Gent na época passada, após uma estreia bem sucedida na equipa principal na época 2022/23 (16 golos e sete assistências em 22 jogos).
Esta época, Orban teve mais dificuldades, perdendo o seu estatuto de titular, apesar de ter marcado 12 golos em 30 jogos em todas as competições, incluindo quatro na Liga Europa.

No Lyon, apesar da situação difícil do clube, que luta pela sobrevivência, espera-se que Orban eleve o seu nível de jogo numa equipa com um setor ofensivo bastante jovem: Rayan Cherki (20 anos), Ernest Nuamah (20 anos) e Malick Fofana (18 anos) estão encarregados de apoiar o veterano Alexandre Lacazette (32 anos, 17 jogos, 9 golos).
"Gift traz muita alegria e entusiasmo. Isso vai ajudar-nos a estimular o grupo e ele está determinado a deixar a sua marca, a jogar e a ter um bom desempenho. Isso é muito bom", afirma Pierre Sage.
Um jogador central
"Ele é um jogador que se sente muito à vontade em situações de finalização, no um para um, até mesmo em remates de longe. É um verdadeiro goleador, um jogador de superfície que se desloca em distâncias bastante curtas".
Segundo o técnico do Lyon, o novo avançado poderá trazer uma "nova dinâmica ao seu plantel" e "variedade" ao ataque do Lyon.
"É mais um jogador central" do que um avançado, explicou Pierre Sage, que acredita que o jovem não concorre com Lacazette por um lugar na equipa inicial.

"É mais uma forma de jogar com jogadores que apoiam o avançado principal ou com dois avançados. Isso abre uma série de possibilidades, mas, em termos absolutos, ele é mais um avançado-centro", explica o técnico do Lyon.
Neste mercado de inverno, além de Gift Orban, o Lyon também contratou o avançado belga Malick Fofana, também do Gent, além dos brasileiros Lucas Perri, guarda-redes, e Adryelson, defesa, do Botafogo. Pierre Sage espera trazer vários outros jogadores antes do final do mercado, incluindo dois médios, mais um defesa-central e outro jogador de ataque.
Ao mesmo tempo, o Lyon procura corrigir os erros de recrutamento de 2023, organizando a saída de alguns jogadores que não estão à altura. Jeffinho, que chegou há um ano, regressou ao Botafogo, e Diego Moreira, emprestado pelo Chelsea no verão, não passou do mês de janeiro.