Identificado pelos grandes nomes da Europa, Leny Yoro simboliza a solidez defensiva do Lille

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Identificado pelos grandes nomes da Europa, Leny Yoro simboliza a solidez defensiva do Lille

Leny Yoro durante a partida contra o Toulouse em novembro passado.
Leny Yoro durante a partida contra o Toulouse em novembro passado. AFP
Com 18 anos completados em novembro, o defesa-central francês já se impôs como o patrão da defesa da equipa treinada por Paulo Fosneca. Uma precocidade que lembra a de um certo Raphaël Varane.

26 de setembro de 2023. Depois de um primeiro tempo de alto nível, o Stade de Reims gelou o estádio Pierre-Mauroy, que esperava um desempenho melhor da equipa de Paulo Fonseca. Reconhecido desde a sua chegada em junho de 2022 pelo seu jogo posicional, o português e a sua equipa parecem estar sem fôlego e sem ideias, após uma temporada 2022-2023 respeitável em termos de futebol oferecido.

O Rems venceu por 2-1 - poucas semanas depois da goleada de 4-1 em Lorient - e as primeiras dúvidas começaram a surgir internamente quanto ao nível real desta equipa do Lille: não estava esta equipa em grande forma um ano antes? Será que alguns jogadores, como Ismaily, vão recuperar a forma de antes? Será que Jonathan David é o avançado ideal para o treinador de 50 anos?

Mas tudo isto sem contar com a explosão de um jovem que já havia visto os seus primeiros minutos na equipa principal nas duas temporadas anteriores. Aos 17 anos, Leny Yoro tornou-se um dos pilares da defesa do Lille, ajudando a sua equipa a reencontrar uma certa serenidade defensiva. Desde que entrou definitivamente na equipa, o Lille recuperou a confiança e conseguiu acumular bons resultados na Ligue 1 e na Europa, o que lhe permitiu subir de novo ao 3.º lugar do campeonato e qualificar-se para os oitavos de final da Liga Conferência.

Fonseca e Yoro falam o mesmo futebol

Para não sofrer golos, é preciso ter a bola. É isso que defendem alguns treinadores, como Paulo Fonseca e Luis Enrique, que vai encontrar Yoro no sábado à noite. Mesmo assim, a individualidade defensiva também faz a diferença e quando se tem um craque como o jogador de Saint-Maurice, tudo fica mais simples quando se trata de mostrar solidez na defesa.

Do ponto de vista defensivo, os números de Leny Yoro e do Lille são coincidentes. Segunda melhor defesa da Ligue 1 com 14 golos sofridos (0,7 por jogo), o Lille está à frente do PSG (3.º) e atrás da sensação Nice. Pode dizer-se que a posse de bola desempenha o seu papel, uma vez que o Lille tem a bola em média durante 57,7% do tempo (a 2.ª melhor equipa da liga), mas também é preciso olhar para as estatísticas de Yoro para perceber que o defesa é o outro grande fator deste sucesso defensivo.

Com 67% dos duelos ganhos na Ligue 1, o jovem jogador faz melhor do que 91% dos jogadores da sua posição na Europa... Incrível, com apenas 18 anos. Quanto ao resto, fez 75% dos desarmes bem sucedidos (80% melhor do que os outros) e 28 intercepções (93% melhor). É por isso que o Paris Saint-Germain e o Real Madrid vão lutar muito por ele no próximo verão. E, acima de tudo, é por isso que o Lille está a ter um desempenho defensivo tão bom, tendo a equipa de Fonseca conseguido 12 jogos sem sofrer golos em 20 partidas esta época.

No entanto, a razão pela qual se impôs desta forma e se enquadra tão bem no jogo exigido pelo português é que Leny Yoro não deixa de ser envolver no jogo da sua equipa. Com 1355 toques, faz melhor do que 91% dos jogadores da sua posição, completando 83,3% dos seus dribles. Um participante muito ativo com muito poucas bolas perdidas. Este não é um pormenor para Paulo Fonseca, que pede sempre aos seus defesas que joguem no chão e saiam o mais limpos possível.

Como é que se pode resistir ao canto da sereia?

Leny Yoro não deve durar muito tempo no Lille. O PSG está interessado em contratá-lo no próximo verão, como parte da sua estratégia de recrutamento para o futuro e para a produção francesa. O Real Madrid, por sua vez, faz dele uma prioridade para rejuvenescer a posição, com jogadores como David Alaba (31 anos) - que não sabemos como vai regressar de lesão -, Antonio Rüdiger (30 anos) e Nacho (34 anos). Será ele o novo Raphaël Varane?

Em todo o caso, do ponto de vista da maturidade na sua idade, há muitas semelhanças. E, quem sabe, talvez Didier Deschamps o convoque para o Euro-2024, se continuar a ter este desempenho. Os próximos meses de Leny Yoro deverão ser emocionantes, mas não há motivo para preocupações. "Não é fácil para um jovem jogador chegar a este nível tão rapidamente. Falei com ele e o principal é que se mantenha concentrado no que tem de fazer esta época, que se mantenha equilibrado e humilde e ele continua a fazer isso. Se ele quer ter a oportunidade de jogar a outro nível um dia, tem de estar totalmente concentrado no presente", analisou Paulo Fonseca.

Quanto ao presidente Olivier Létang, a sua opinião vai no mesmo sentido, como explicou há uma semana: "O Leny é humano, por isso lê, vê e isso pode perturbar, obviamente. Mas penso que ele se manteve muito impermeável ao que se passa lá fora e concentrado no jogo. Hoje, o seu nível de desempenho é incrível, mas o mais importante não são os jogos passados, mas os que estão por vir".

No jogo da primeira volta, Leny Yoro foi o centro das atenções no final da partida, depois de manter Kylian Mbappé no bolso durante 90 minutos. Neste sábado, tem a hipótese de repetir esse desempenho, especialmente porque não há dúvida de que muitos olheiros estarão presentes no Parc des Princes para vê-lo em ação.