Lyon em aproximação à Europa, Mónaco a sonhar com a Champions: jogo grande na Ligue 1

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lyon em aproximação à Europa, Mónaco a sonhar com a Champions: jogo grande na Ligue 1

Lacazette e Zakaria em duelo no jogo da primeira volta, em dezembro
Lacazette e Zakaria em duelo no jogo da primeira volta, em dezembroAFP
É talvez o jogo mais emocionante da 31.ª jornada da Ligue 1, com o Olympique Lyon a receber o Mónaco este domingo, às 18:00. É uma oportunidade de ver duas das equipas mais em forma do campeonato francês.

Faz quase sete anos que o clube do Rochedo venceu pela última vez na Ligue 1 no Estádio Groupama. Nessa altura, Radamel Falcao e Kylian Mbappé marcaram os golos que deram a vitória ao Mónaco numa época em que terminou no topo da tabela.

Desde então, as coisas mudaram drasticamente, especialmente porque o Lyon conseguiu manobrar bem quando os monegascos chegaram. Com exceção de uma derrota na Taça de França, há três anos, os Les Gones já venceram cinco jogos consecutivos.

Uma estatística que dá um pouco mais de confiança aos comandados de Pierre Sage, que têm grandes ambições no final da temporada.

Do outro lado do Atlântico, uma vitória garantiria quase oficialmente a qualificação para a Liga dos Campeões - uma competição em que o Mónaco não chega à fase de grupos desde 2018-2019.

"Estes são sempre marcos a atingir, especialmente quando acontecem desta forma. A melhor maneira de recuperar a confiança é voltar ao campo e treinar. Foi o que fizemos após dois dias de descanso. Temos de continuar a trabalhar e estamos a apenas um ponto do lugar que ambicionamos. O nosso objetivo é estar lá no final da época", afirmou Pierre Sage na conferência de imprensa antes do jogo.

O clima é de otimismo, apesar da goleada sofrida no último fim de semana contra o PSG. No papel, perder por 4-1 é doloroso, mas, como disse o técnico do Lyon, faz parte da curva de aprendizagem de um clube como o Lyon, que está em processo de reconstrução. É uma fase relativamente inesperada, dado o pânico que prevaleceu na primeira metade da temporada.

"Acho que nos tornamos um pouco mais medianos. Hoje, somos um pouco vítimas da boa fase que vivemos. Temos expetativas muito diferentes. Mas passar do último lugar na jornada 14 para a manutenção a quatro jornadas do fim é notável. O nosso clube vai crescer com isto. Jogámos com medo. Temos de apreciar o facto de termos garantido a manutenção. Se a história for ainda melhor, tanto melhor. Temos de recordar aquilo por que passámos e qual era a nossa tarefa na altura. O trabalho dos jogadores, a sua abnegação e a sua capacidade de dar a volta aos jogos fazem com que o que fizemos valha ainda mais a pena. Temos também de recordar tudo o que fizemos. Na história do nosso clube e da nossa época, são estas coisas que contam. Gostaria de felicitar os dirigentes, os adeptos, os funcionários e os jogadores", acrescentou Sage.

E é verdade que os objetivos mudaram no espaço de algumas semanas. Na classificação, após 30 jogos disputados, o Lyon está em 9.º lugar, a apenas cinco pontos da qualificação para a Liga Conferência. Triunfar contra o Mónaco este domingo manteria, portanto, viva a esperança de um feito e tanto.

Para isso, Sage sabe que a sua equipa vai enfrentar um Mónaco difícil.

"É uma equipa que tem vindo a melhorar a cada jogo que passa, redescobriu o seu entusiasmo e um estilo de jogo claro. Vamos ter de ter em conta estes fatores e saber aproveitar as oportunidades que surgirem. Eles ocupam uma grande parte do centro do campo. Veremos se houve alguma mudança em relação ao nosso último jogo. Se conseguirmos resolver os problemas num só jogo, será ótimo", explicou.

Mónaco na Liga dos Campeões?

"Sabemos que vai ser um grande jogo no domingo, o terceiro deles esta semana. O Mónaco teve um mau início de época e fez várias mudanças de treinador. Desde a chegada de Pierre Sage, eles estão em muito boa forma e conquistaram 34 pontos como nós. Preparámo-nos bem e analisámos esta equipa. Vamos jogar num grande estádio, com uma grande atmosfera contra um clube histórico, e a minha equipa gosta de jogar este tipo de jogos", disse Adi Hütter à imprensa.

A cautela está na ordem do dia para ambas as equipas, tendo em conta os respetivos níveis de preparação física. Tendo em conta os últimos dez jogos, nenhuma outra equipa tem um registo estatístico melhor do que o Mónaco (23 pontos em 30 possíveis). O Lyon tem 22.

É claro que os Gones estão novamente a causar furor, mas os jogadores de Adi Hütter também estão a impor a sua lei na Ligue 1 neste momento. Quatro vitórias consecutivas: é a primeira vez que isso acontece no Rochedo há mais de um ano, um sinal de que a dinâmica está melhor do que nunca desde a chegada do técnico austríaco no verão passado. O facto de não ter sofrido golos nos três jogos anteriores é outra estatística que reforça a impressão visual.

Isso porque, contra Rennes, Brest e Lille, a meio da semana, os monegascos foram bastante convincentes. Apesar do calibre dos adversários, os monegascos foram eficazes e realistas em ambas as áreas, não hesitando em ser produtivos no terço final do adversário.

Resta agora continuar na mesma linha no Estádio Groupama e aproximar-se da Liga dos Campeões para cumprir o seu objetivo inicial.

Siga o Lyon-Mónaco no Flashscore