Mais

Suspenso pela DNCG, plano de ação de John Textor para o Lyon suscita dúvidas

John Textor está otimista quanto ao futuro do Lyon
John Textor está otimista quanto ao futuro do LyonProfimedia
Na quarta-feira, John Textor apresentou à DNCG - Direction Nationale du Contrôle de Gestion, organização responsável pelo monitoramento e supervisão das contas dos clubes de futebol das associações profissionais na França - o seu plano de ação para iniciar a reestruturação do Lyon. A decisão do comité sobre o clube foi suspensa. O novo proprietário ainda tem de esperar por luz verde para iniciar o seu trabalho, num processo que levanta uma série de questões.

Ele diz que quer o melhor para o Lyon. John Textor pretende fazer tudo o que estiver ao seu alcance para devolver o clube à sua antiga glória. Isso passa por um recrutamento inteligente, como anunciou em conferência de imprensa em maio, bem como por um plano financeiro bem elaborado, tanto para a equipa masculina como para a feminina. No entanto, o novo proprietário deve aguardar a decisão do DNCG antes de pôr em prática os seus planos. Esta decisão foi suspensa na quarta-feira.

Reabastecer os cofres

Textor está a distinguir-se do seu antecessor, Jean-Michel Aulas, ao tomar uma direção financeira diferente. No entanto, o que até agora tem sido uma promessa ainda não foi cumprida. Vários acionistas já contribuíram com dinheiro (cerca de 65 milhões de euros, segundo a RMC Sport), mas algumas ações - as mais cotadas - ainda estão por concretizar.

Além disso, entre os planos propostos por Textor ao DNCG na quarta-feira, o empresário sublinhou o seu desejo de injetar mais dinheiro nas duas secções do clube. Para isso, conta com Michele Kang para cuidar do futebol feminino. Assim, poderá concentrar-se na equipa masculina, uma vez tomada a decisão da comissão. Por seu lado, a DNCG está a pedir "documentos adicionais" para analisar a situação e emitir o seu veredito.

John Textor sobre a aquisição do OL.
John Textor sobre a aquisição do OL.Profimedia

O ponto negro contra o Lyon continua a ser a sua ausência das competições europeias. Se o clube não jogar na elite continental, as receitas serão menores e os jogadores e as infra-estruturas não beneficiarão de uma melhoria significativa. Este é um problema que o empresário norte-americano tem de resolver o mais rapidamente possível.

"É um novo orçamento, fruto do trabalho das equipas do Lyon no último mês", disse Textor na quarta-feira, segundo a RMC Sport. Neste orçamento, o empresário conta com a venda do franchise OL Reign, que deverá render 50 milhões de euros.

Não estão previstas vendas de jogadores

Textor quer manter o treinador e o plantel. O norte-americano acredita no seu projeto e só quer contratar. Entre os nomes que surgiram recentemente na imprensa, Christian Pulisic é apontado como alvo do seu compatriota, assim como Weston McKennie. Mas, por enquanto, nada pode ser feito.

Além disso, ao nomear Matthieu Louis-Jean como chefe do departamento de recrutamento, Textor pretende modernizar esse setor-chave.

"A unidade será completamente reformulada, o que fortalecerá o uso de dados, vídeos e inteligência artificial", explicou John Textor, justificando sobre a nomeação do ex-chefe de scouting do Marselha.

No entanto, a questão dos jogadores que regressam por empréstimo continua a ser estudada. Alguns destes atletas poderão deixar o clube a título definitivo. A decisão da DNGC, de limitar ou não o orçamento do Lyon, é esperada na próxima terça-feira. Esta será uma data chave na nova governação do Lyon.