Síntese Liga 3: Felgueiras aproveita empate entre rivais, Académica assalta liderança a Sul

Felgueiras ultrapassa barreira dos 30 pontos
Felgueiras ultrapassa barreira dos 30 pontosFutebol Club de Felgueiras 1932

Na 13.ª jornada da Liga 3, a quarta da segunda volta da fase regular, o líder Felgueiras voltou a aproveitar os deslizes dos principais oponentes e é ainda mas líder a Norte. Já a Sul, o empate do Covilhã abriu caminho para uma nova liderança da Académica.

Série A

Lusitânia de Lourosa 1-1 Varzim

Talvez o jogo de maior cartaz da 13.ª jornada a Norte, Lusitânia e Varzim protagonizaram uma partida de alto nível e não desiludiram quem comprou bilhete para assistir ao espetáculo.

Mika Borges capitalizou um erro de Sidónio na área varizinista e o extremo do Lusitânia colocou a equipa da casa em vantagem, à passagem do minuto 11. No entanto, os visitantes responderam de forma afirmativa e restabeleceram a igualdade em cima do apito para o intervalo, através de Paulo Moreira.

Não faltaram oportunidades no segundo tempo, mas Ricardo Nunes e José Costa agigantaram-se entre os postes e o empate permaneceu até ao apito final. Nota ainda para uma confusão junto ao banco do Varzim que resultou em vários cartões vermelhos distribuídos por elementos de ambas as equipas técnicas.

Canelas 2010 1-3 SC Braga B

O Canelas averbou a terceira derrota consecutiva e caiu dos lugares que dão acesso ao play-off de subida. A equipa de Pedro Lomba ainda chegou primeiro à vantagem, mas o SC Braga B teve capacidade para dar a volta ao resultado e ser um dos dois vencedores da 13.ª jornada na Série A.

Tigrão colocou a formação da casa na frente do marcador, logo aos três minutos, na sequência de um pontapé de canto, mas a mesma receita foi feita com sucesso no lado contrário. Dois cantos convertidos por Roger e dois golos para os minhotos - José Pedro (18) e Diogo Fonseca (49) consumaram a reviravolta. Luís Asué deu a machadada final aos 65 minutos.

Anadia 0-1 Felgueiras 1932

Mais uma jornada proveitosa para o Felgueiras, que venceu o seu jogo e viu ainda o Lusitânia e o Varzim empatarem.

A equipa liderada por Agostinho Bento está cada vez mais perto da fase de subida - 13 pontos de vantagem para o 4.º classificado -, uma posição reforçada com vitória em Anadia.

Após uma primeira parte sem golos, Miguel Pereira aproveitou um passe de Gabi Pereira para anotar o golo que valeu os três pontos aos visitantes.

Trofense 1-1 Vianense

O Vianense travou o bom momento do Trofense. A equipa de Nuno Manta Santos seguia com duas vitórias consecutivas, mas não conseguiu mais do que o empate no duelo contra o emblema de Viana do Castelo.

Nuno Barbosa (16) deu vantagem aos visitantes e o guarda-redes Guilherme Cioletti foi adiando o que parecia inevitável, o golo do empate para o Trofense, que apareceu já na etapa final, através de Diogo Viana.

Fafe 1-1 AD Sanjoanense

Na partida que colocou um ponto final na 13.ª jornada, a AD Sanjoanense resgatou um ponto na visita a Fafe e subiu ao quarto lugar, posição que dá acesso à fase de subida à Liga 2.

Num relvado encharcado, Joel Silva colocou a formação de Luís Pinto em vantagem, aos 18 minutos, que resistiu até ao minuto 78, altura em que Luiz Gustavo restabeleceu a igualdade que resultou num ponto para cada uma das equipas.

Tabela classificativa da Série A
Tabela classificativa da Série AFlashscore

Série B

Sporting B 2-1 Atlético

O Atlético atravessa uma fase delicada e continua em queda na tabela classificativa. O conjunto de Alcântara somou a 4.ª jornada consecutiva sem vencer, desta feita na deslocação a Alcochete, onde perdeu frente ao Sporting B.

Rafael Nel deu a melhor sequência a um passe de Tiago Ferreira, aos 12 minutos, mas a vantagem durou pouco mais de um minuto, com João Costa a restabelecer a igualdade.

Na etapa complementar, um remate de meia distância de Diogo Abreu, que sofreu um desvio, acabou por definir o desfecho da partida no 2-1.

Pêro Pinheiro 1-2 Alverca

O Alverca foi um dos grandes vencedores da jornada a Sul. A equipa de João Pereira triunfou na visita ao terreno do Pêro Pinheiro e subiu até à zona de acesso ao play-off de subida.

Os ribatejanos entraram fortes na partida, com três bolas enviadas ao poste, mas o resultado não mexeu no primeiro tempo. Ricardo Rodrigues (58) abriu o marcador na conversão de uma grande penalidade e João Costa (88) marcou o golo da tranquilidade.

Kenedi Oliveira (90+3) ainda reduziu para os visitados, mas em nada alterou o desfecho do encontro.

Académica 1-0 Oliveira do Hospital

A Académica de Coimbra é a nova líder da Série A. Os estudantes somaram a 4.ª vitória consecutiva no campeonato, a última no passado sábado na receção ao Oliveira do Hospital.

David Teles (11) anotou o golo que valeu o triunfo à equipa liderada por Tiago Moutinho, que volta a sonhar com o regresso aos campeonatos profissionais.

Covilhã 0-0 1.º Dezembro

O Covilhã voltou a marcar passo - terceiro empate consecutivo - e caiu da liderança. Os serranos mostraram alguma superioridade face ao adversário, mas não conseguiram sair do nulo.

A melhor oportunidade pertenceu a Pedro Casagrande, aos 90+3, altura em que o defesa viu o guarda-redes Diogo Almeida levar a melhor numa grande penalidade.

Caldas 2-2 Amora

Emoção. A palavra que melhor carateriza o encontro entre Caldas e Amora.

Lucas Villela (14) deu vantagem à formação da casa, mas o emblema da margem sul do rio Tejo operou a reviravolta ainda no primeiro tempo, através de Toni (21) e João Oliveira (29).

O Caldas reagiu na etapa complementer e, depois de forçar Januário a várias intervenções, Miguel Rebelo restabeleceu a igualdade, aos 57, um resultado que permaneceu até ao último apito por parte do árbitro do desafio.

Tabela classificativa da Série B
Tabela classificativa da Série BFlashscore

Menções