Série A
Lusitânia de Lourosa 1-1 Varzim
Talvez o jogo de maior cartaz da 13.ª jornada a Norte, Lusitânia e Varzim protagonizaram uma partida de alto nível e não desiludiram quem comprou bilhete para assistir ao espetáculo.
Mika Borges capitalizou um erro de Sidónio na área varizinista e o extremo do Lusitânia colocou a equipa da casa em vantagem, à passagem do minuto 11. No entanto, os visitantes responderam de forma afirmativa e restabeleceram a igualdade em cima do apito para o intervalo, através de Paulo Moreira.
Não faltaram oportunidades no segundo tempo, mas Ricardo Nunes e José Costa agigantaram-se entre os postes e o empate permaneceu até ao apito final. Nota ainda para uma confusão junto ao banco do Varzim que resultou em vários cartões vermelhos distribuídos por elementos de ambas as equipas técnicas.
O Canelas averbou a terceira derrota consecutiva e caiu dos lugares que dão acesso ao play-off de subida. A equipa de Pedro Lomba ainda chegou primeiro à vantagem, mas o SC Braga B teve capacidade para dar a volta ao resultado e ser um dos dois vencedores da 13.ª jornada na Série A.
Tigrão colocou a formação da casa na frente do marcador, logo aos três minutos, na sequência de um pontapé de canto, mas a mesma receita foi feita com sucesso no lado contrário. Dois cantos convertidos por Roger e dois golos para os minhotos - José Pedro (18) e Diogo Fonseca (49) consumaram a reviravolta. Luís Asué deu a machadada final aos 65 minutos.
Mais uma jornada proveitosa para o Felgueiras, que venceu o seu jogo e viu ainda o Lusitânia e o Varzim empatarem.
A equipa liderada por Agostinho Bento está cada vez mais perto da fase de subida - 13 pontos de vantagem para o 4.º classificado -, uma posição reforçada com vitória em Anadia.
Após uma primeira parte sem golos, Miguel Pereira aproveitou um passe de Gabi Pereira para anotar o golo que valeu os três pontos aos visitantes.
O Vianense travou o bom momento do Trofense. A equipa de Nuno Manta Santos seguia com duas vitórias consecutivas, mas não conseguiu mais do que o empate no duelo contra o emblema de Viana do Castelo.
Nuno Barbosa (16) deu vantagem aos visitantes e o guarda-redes Guilherme Cioletti foi adiando o que parecia inevitável, o golo do empate para o Trofense, que apareceu já na etapa final, através de Diogo Viana.
Na partida que colocou um ponto final na 13.ª jornada, a AD Sanjoanense resgatou um ponto na visita a Fafe e subiu ao quarto lugar, posição que dá acesso à fase de subida à Liga 2.
Num relvado encharcado, Joel Silva colocou a formação de Luís Pinto em vantagem, aos 18 minutos, que resistiu até ao minuto 78, altura em que Luiz Gustavo restabeleceu a igualdade que resultou num ponto para cada uma das equipas.

Série B
O Atlético atravessa uma fase delicada e continua em queda na tabela classificativa. O conjunto de Alcântara somou a 4.ª jornada consecutiva sem vencer, desta feita na deslocação a Alcochete, onde perdeu frente ao Sporting B.
Rafael Nel deu a melhor sequência a um passe de Tiago Ferreira, aos 12 minutos, mas a vantagem durou pouco mais de um minuto, com João Costa a restabelecer a igualdade.
Na etapa complementar, um remate de meia distância de Diogo Abreu, que sofreu um desvio, acabou por definir o desfecho da partida no 2-1.
O Alverca foi um dos grandes vencedores da jornada a Sul. A equipa de João Pereira triunfou na visita ao terreno do Pêro Pinheiro e subiu até à zona de acesso ao play-off de subida.
Os ribatejanos entraram fortes na partida, com três bolas enviadas ao poste, mas o resultado não mexeu no primeiro tempo. Ricardo Rodrigues (58) abriu o marcador na conversão de uma grande penalidade e João Costa (88) marcou o golo da tranquilidade.
Kenedi Oliveira (90+3) ainda reduziu para os visitados, mas em nada alterou o desfecho do encontro.
Académica 1-0 Oliveira do Hospital
A Académica de Coimbra é a nova líder da Série A. Os estudantes somaram a 4.ª vitória consecutiva no campeonato, a última no passado sábado na receção ao Oliveira do Hospital.
David Teles (11) anotou o golo que valeu o triunfo à equipa liderada por Tiago Moutinho, que volta a sonhar com o regresso aos campeonatos profissionais.
O Covilhã voltou a marcar passo - terceiro empate consecutivo - e caiu da liderança. Os serranos mostraram alguma superioridade face ao adversário, mas não conseguiram sair do nulo.
A melhor oportunidade pertenceu a Pedro Casagrande, aos 90+3, altura em que o defesa viu o guarda-redes Diogo Almeida levar a melhor numa grande penalidade.
Emoção. A palavra que melhor carateriza o encontro entre Caldas e Amora.
Lucas Villela (14) deu vantagem à formação da casa, mas o emblema da margem sul do rio Tejo operou a reviravolta ainda no primeiro tempo, através de Toni (21) e João Oliveira (29).
O Caldas reagiu na etapa complementer e, depois de forçar Januário a várias intervenções, Miguel Rebelo restabeleceu a igualdade, aos 57, um resultado que permaneceu até ao último apito por parte do árbitro do desafio.

