Liga Conferência: Betis perde (0-1), Ajax salva-se (2-2), Olympiacos vence com quatro portugueses (1-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Betis perde (0-1), Ajax salva-se (2-2), Olympiacos vence com quatro portugueses (1-0)

Atualizado
Berghuis foi decisivo
Berghuis foi decisivoANP
O Olympiacos, de André Horta, Podence, João Carvalho e David Carmo, adiantou-se na eliminatória diante o Ferencvaros (1-0), enquanto que o Legia, de Josué, Yuri Ribeiro e Gil Dias deu um passo em falso na visita ao terreno do Molde (2-2). Nota ainda para o empate do Eintracht Frankfurt na visita ao Royale Union SG (2-2). Mais tarde, o Ajax evitou a derrota com o Bodo Glimt nos descontos (2-2), enquanto o Betis, de Rui Silva e William Carvalho, perdeu com o Dinamo Zagreb, em Sevilha, por 0-1.

Ajax 2-2 Bodo/Glimt

Steven Berghuis poupou o desastre do Ajax ao fazer o empate já no final da partida, permitindo ao clube neerlandês recuperar de uma desvantagem de dois golos frente aos noreugueses do Bodo/Glimt.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Apesar de não disputar um jogo oficial há dois meses, a equipa norueguesa assumiu uma surpreendente vantagem quando Albert Gronbæk completou um espetacular golo colectivo ao desviar um remate rasteiro de dentro da área para o canto inferior.

A equipa de John van't Schip começou a melhorar, criando oportunidades por Tristan Gooijer, Kenneth Taylor e Chuba Akpom. Essas duas ocasiões surgiram depois de um grande momento de emoção na outra baliza, quando um passe de Ramaj para Sorli por pouco não deu o 0-2.

O Ajax continuou a tropeçar após o intervalo, com Berghuis a rematar perto do poste, num início de segundo tempo com poucas oportunidades. Gronbæk aproveitou a fraca exibição do conjunto neerlandês para aumentar ainda mais a vantagem da sua equipa no marcador.

No entanto, houve drama tardio, já que Branco van den Boomen reduziu de penálti depois de Brian Brobbey, que havia falhado uma grande ocasião de cabeça, ter sido derrubado na área por Odin Bjørtuft, que foi posteriormente expulso. E então, faltando apenas alguns segundos para o final do tempo de compensação, Berghuis recebeu a bola na área e picou por cima do guarda-redes, que tinha saído da baliza e estava fora de posição após afastar um cruzamento, resgatando um empate importante para a segunda mão, que vai ser disputada na Noruega.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Betis 0-1 Dinamo Zagreb 

Bruno Petković marcou um penálti tardio para o Dínamo Zagreb, ajudando a conter uma série de sete derrotas consecutivas contra adversários espanhóis, com uma vitória apertada por 0-1 sobre o Betis na primeira mão.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O Dínamo tinha vencido os dois últimos jogos europeus sem sofrer qualquer golo e a sua abordagem robusta ficou patente durante a primeira parte, onde os visitantes anularam com sucesso os anfitriões espanhóis. Sem surpresa, foi o Betis quem teve a maior parte da posse de bola, mas as oportunidades foram escassas para a equipa de Manuel Pellegrini. Na verdade, foi sem surpresa que a única oportunidade real veio de uma bola parada, mas Germán Pezzella e William Carvalho atrapalharam e a bola acabou por passar por cima.

A tendência do Bétis ameaçar na sequência de pontapés de canto continuou no segundo tempo, com Johnny Cardoso muito perto de abrir o ativo. William Carvalho, ao segundo poste, por pouco não conseguiu o desvio decisivo.

Essas oportunidades perdidas acabariam por custar caro à equipa da casa, com o próprio Dínamo a assumir a liderança a meio da segunda parte. O lance surgiu de grande penalidade depois de uma falta de Chadi Riad. Bruno Petković acabou por não tremer no um para um com Rui Silva.

A prova de que não era a noite do Betis apareceu nos momentos finais, quando a equipa da LaLiga acertou no poste com o seu melhor remate durante toda a noite, num livre direto cobrado por Willian José.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Maccabi Haifa 1-0 Gent

Em Israel, o Maccabi Haifa conseguiu levar uma vantagem mínima para a segunda mão, que vai ser disputada em Gent.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O angolano Show, ex-B SAD, foi titular no conjunto israelita, que venceu com um golo da segunda parte de Pierrot.

Servette 0-0 Lugodorets

Numa partida dominada por inteiro pelo Servette, que somou mais de 20 remates em 90 minutos, o Ludogorets aguentou o resultado e vai com o nulo para a Bulgária.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

O português Claude Gonçalves foi titular na equipa búlgara. Dinis Almeida não saiu do banco de suplentes.

Olympiacos 1-0 Ferencvaros

A equipa mais portuguesa da Grécia deu um passo em frente nos 16-avos de final da Liga Conferência. Com David Carmo e João Carvalho no onze e Daniel Podence e André Horta a serem lançados no decorrer da segunda parte, o conjunto helénico, que recentemente despediu o treinador Carlos Carvalhal, recebeu e venceu o Ferencvaros.

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Após uma primeira parte marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas e pelo golo anulado aos húngaros logo aos dois minutos, por posição irregular de Varga, o Olympiacos dominou completamente na etapa complementar e chegou ao tão desejado golo da vantagem (e do triunfo), aos 83 minutos, por intermédio de El Kaabi.

O avançado marroquino aproveitou da melhor forma um passe do lateral brasileiro Rodinei para bater o guarda-redes contrário e colocar o conjunto do Piréu na frente da eliminatória.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Royale Union SG 2-2 Eintracht Frankfurt

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O português Aurélio Buta foi titular (e cumpriu os 90 minutos) no empate do Eintracht Frankfurt na visita aos belgas do Royale Union SG.

O conjunto germânico chegou aos dois golos de vantagem nos primeiros dez minutos - Chaibi (3) e Kalajdzic (10) -, mas permitiu que a formação belga recuperasse da má entrada no jogo e empatasse a partida.

Rasmussen reduziu a diferença pouco depois da meia hora de jogo e o mesmo Rasmussen assistiu Nilsson para o empate, aos 68 minutos, dez minutos antes do Royale Union SG ficar reduzido a dez elementos, por conta da expulsão de Vanhoutte, por acumulação de amarelos.

Molde 3-2 Legia

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Legia, dos portugueses Gil Dias, Yuri Ribeiro e Josué, esteve com um pé e meio praticamente fora da Liga Conferência, depois de ter ido para o intervalo e perder por 3-0, mas uma boa resposta no segundo tempo mantém vivas as aspirações do clube polaco.

Dois golos de Gulbrandsen (12 e 19 minutos) e um de Kaasa (24) deram cor à entrada avassaladora do Molde no jogo, numa primeira parte de eficácia máxima do emblema norueguês e sem registo para qualquer remate do Legia enquadrado com a baliza contrária.

Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, o treinador da equipa polaca, o alemão Kosta Runjaic, promoveu quatro alterações de uma assentada no arranque da segunda parte e assistiu-se a um jogo completamente diferente.

O médio português Josué reduziu a desvantagem à passagem do minuto 64 e Augustyniak aproximou ainda mais as duas equipas, aos 71 minutos, ficando o Legia muito perto de uma recuperação épica.

Sturm Graz 4-1 Slovan Bratislava

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Os austríacos do Sturm Graz deram o primeiro passo rumo aos oitavos. A equipa de Christian Ilzer recebeu e bateu o Slovan Bratislava (3-1), com a vitória a ser construída nos primeiros minutos.

Biereth abriu o marcador à passagem do minuto 4, com o internacional luxemburguês Gerson Rodrigues, nascido em Almada, a restabelecer a igualdade, aos 8. Ainda no primeiro tempo, Gorenc Stankovic aproveitou um passe de Affengruber para colocar a equipa da casa de novo na frente do marcador, dando substância ao domínio austríaco no primeiro tempo.

Na etapa complementar, Kiteishvili aproveitou uma grande penalidade para anotar o 3-1 e tudo ficou ainda mais simples após a expulsão de Weiss, aos 78 minutos, 10 minutos depois de ter sido lançado no jogo, que permitiu ao Sturm ainda chegar ao quarto, com Camara a selar a fixar o resultado final, aos 90+1.