Liga Conferência: Legia vence AZ (2-0) com golo português, Aston Villa empata (1-1) mas é primeiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Legia vence AZ (2-0) com golo português, Aston Villa empata (1-1) mas é primeiro

Legia venceu com toque português e segue em frente na Liga Conferência
Legia venceu com toque português e segue em frente na Liga ConferênciaLegia Warszawa
O Legia Varsóvia venceu esta quinta-feira o AZ Alkmaar, por 2-0, na sexta jornada do Grupo E, com um golo 100 por cento português: Josué assistiu para os dois golos, Yuri Ribeiro marcou o primeiro e os polacos passam em segundo, com o Aston Villa, que empatou (1-1) com o Zrinjski, em primeiro. Já o Eintracht Frankfurt perdeu diante do Aberdeen (0-2) e passa o grupo G em segundo, atrás do PAOK. Quanto à Fiorentina, resgatou um empate (1-1) diante do Ferencvaros e acaba o grupo F na liderança.

Legia 2-0 AZ Alkmaar

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Legia Varsóvia terminou nos dois primeiros lugares de um grupo da UEFA pela primeira vez desde 2014/15, com a equipa polaca a avançar para a fase a eliminar da Liga Conferência após uma vitória em casa por 1-0 sobre o AZ Alkmaar.

Um atraso de cinco minutos no pontapé de saída, devido ao fumo que se instalou no relvado numa noite fria de Varsóvia, levou a um início lento, com as duas equipas a terem dificuldades em encontrar o ritmo inicial. No entanto, os passes errados e o fraco controlo acabaram por dar lugar a um bom período de tempo para o AZ, e a equipa neerlandesa teve a primeira oportunidade real a meio da primeira parte, com Jordy Clasie a rematar de 20 metros, mas Kacper Tobiasz estava à altura do esforço.

O AZ tinha de continuar a pressionar, pois uma vitória permitiria ultrapassar o Legia no segundo lugar do Grupo E. Quando os visitantes lançaram mais jogadores para a frente para tentarem manter-se vivos, foram atingidos por um golpe de misericórdia do Legia, quando o português Josué correu para a área e cruzou para Yuri Ribeiro, que cabeceou com força para manter a equipa da Ekstraklasa na posição de vice-campeã do Grupo E. No entanto, a tarefa do AZ de se manter na Liga Conferência tornou-se ainda mais difícil pouco depois do intervalo, quando o capitão Bruno Martins Indi, também ele com passagem pelo futebol português, foi expulso por uma entrada em Josué.

Com quatro golos nos últimos dois jogos fora de casa, a equipa de Pascal Jansen não desistiu da improvável tarefa de marcar dois golos. A equipa neerlandesa teve a oportunidade de empatar quando Vangelis Pavlidis foi derrubado na área, mas Harald Lechner anulou os seus protestos de penálti. Inevitavelmente, o cansaço do AZ instalou-se e abriu as portas para o segundo golo do Legia. Josué voltou a fazer um cruzamento provocador, que o imponente suplente Blaž Kramer cabeceou à queima-roupa aos 81 minutos.

Apesar de um início de jogo tão nervoso, o Legia Varsóvia ganhou um controlo quase total até ao final do encontro, e os comandados de Kosta Runjaić avançaram para a fase a eliminar, depois de três vitórias europeias consecutivas em casa. A expulsão de Martins Indi fez com que as esperanças de uma reviravolta do AZ se desvanecessem, com os Cheese Farmers a sentirem a dor da eliminação precoce da fase de grupos da Liga Conferência pela primeira vez, depois de terem avançado nas duas épocas anteriores.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Zrinjski 1-1 Aston Villa

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Aston Villa garantiu a passagem aos oitavos de final da Liga Conferência graças a um empate a um golo com o campeão bósnio HŠK Zrinjski Mostar, apesar de ter prolongado um alarmante registo recente de três vitórias nos últimos nove jogos fora de casa em todas as competições.

Como os comandados de Unai Emery precisavam apenas de evitar a derrota para vencer o Grupo E e livrar-se da fase de repescagem, os visitantes podem ser perdoados pelo ritmo lento com que jogaram em um primeiro tempo moderado. A equipa da Premier League teve muita posse de bola, mas enfrentou uma obstinada retaguarda do Zrinjski, que raramente se soltou do seu bloco baixo.

Nicolò Zaniolo era o homem que procurava fazer as coisas acontecerem, e deveria ter colocado o Villa na frente em dois minutos, quando seu remate à queima-roupa passou por cima do travessão. O italiano ainda tentou um remate de longe que foi defendido com facilidade, mas o atacante não teve força e também foi facilmente bloqueado.

O início do segundo tempo foi ainda mais tímido, com Emery saindo do banco de suplentes e colocando Lucas Digne e John McGinn antes do intervalo. A dupla teve um impacto imediato, pois Digne encontrou McGinn, e o cruzamento certeiro do escocês foi brilhantemente controlado e transformado em golo por Zaniolo, aos 61 minutos.

A desvantagem libertou os jogadores do Zrinjski das amarras a que estavam sujeitos, e começaram a ameaçar o golo do empate. Josip Ćorluka teve a sua oportunidade mais notável, aproveitando uma bola solta no poste de trás depois de Villa não ter conseguido limpar um canto, mas com a baliza à sua mercê, o seu remate passou ao lado do poste mais distante. O jovem guarda-redes Filip Marschall, que não conseguiu defender a bola, teve mais um susto para os visitantes, mas, felizmente para o Villa, Aldin Hrvanović rematou à queima-roupa.

Marschall quase não precisou de fazer uma defesa durante toda a noite, mas infelizmente para os homens de Emery, não havia nada que pudesse fazer para impedir que o Zrinjski empatasse o jogo na fase final. Cortando pela esquerda, Matija Malekinušić desferiu um glorioso remate ao ângulo superior, que selou um resultado histórico para a equipa bósnia, aos 87 minutos.

O resultado também interrompeu uma série de quatro jogos sem vencer na Liga Conferência e, embora o empate não tenha afetado a posição do Aston Villa como vencedor do grupo, a frustração de Emery ficou clara após uma exibição sem brilho.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Aberdeen 2-0 Eintracht Frankfurt

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Aberdeen terminou a sua campanha com uma vitória por 2-0 sobre o Eintracht Frankfurt em Pittodrie, registando a sua primeira vitória numa competição da UEFA (sem contar com as eliminatórias) desde a campanha de 2007/08.

Como o Frankfurt não podia ficar além do segundo lugar e o Aberdeen já estava eliminado da competição e, portanto, do futebol europeu em geral, não havia nada em jogo neste confronto, além de orgulho e impulso. No fim de semana, o Die Adler abalou a Bundesliga ao golear o atual campeão Bayern de Munique por 5-1, mas lesões e suspensões fizeram com que o técnico Dino Toppmöller não pudesse, e provavelmente não quisesse, colocar em campo a sua melhor equipa. Os Dons, por sua vez, ocupam atualmente o 9.º lugar no Campeonato Escocês, o que está muito mais próximo da despromoção do que das vagas para as competições europeias.

A falta de perigo fez com que nenhuma das duas equipas jogasse com a intensidade máxima. Os visitantes foram melhores antes do intervalo, com Jessic Ngankam e Jens Petter Hauge a obrigarem Kelle Roos a fazer uma grande defesa, enquanto Nils Nkounkou rematou forte e rente ao poste. O desempenho foi muito diferente do que o do Bayern, e houve um novo golpe de lesão quando Éric Dina Ebimbe - que marcou dois gols contra os bávaros - saiu com queixas físicas com menos de 10 minutos de jogo. Antes do intervalo, os anfitriões quase não tinham jogado ofensivamente, mas acabaram por se colocar em vantagem no marcador com o único remate que fizeram na primeira parte, com Duk, ex-Benfica, a rematar para o fundo das redes de Shayden Morris, aos 41 minutos.

No segundo tempo, o Frankfurt dominou a posse de bola e o território, mas teve dificuldades para trabalhar Roos, enquanto o Aberdeen não causou praticamente nenhum problema no lado oposto. A equipa de Toppmöller foi, pelo menos, um pouco mais ameaçadora, com o suplente Paxten Aaronson a ver dois remates defendidos e Ansgar Knauff a ter uma tentativa de remate à queima-roupa anulada por fora de jogo. No final, tal como antes do intervalo, o Aberdeen encontrou o fundo da baliza com o seu primeiro remate à baliza da segunda parte, quando Ester Sokler, saído do banco, correu para a bola bem pesada de Dante Polvara e manteve a calma para fazer o lobby a Jens Grahl - também ele substituído, entrando para o lugar de Kevin Trapp no intervalo - aos 74 minutos.

No final, o Frankfurt fez uma exibição fraca e, considerando que perdeu cinco dos seus últimos seis jogos em todas as competições, o confronto com o Bayern parece ter sido um caso isolado. O Aberdeen está invicto há 10 jogos contra adversários alemães em casa e, apesar de o resultado não prolongar a sua jornada nas competições europeias, o clube está ansioso para usar isso como inspiração antes da final da Taça da Liga, no domingo, contra o gigante escocês Glasgow Rangers.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Ferencvaros 1-1 Fiorentina

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A Fiorentina de Vincenzo Italiano qualificou-se pela primeira vez na sua história para a fase de grupos da Liga Conferência, apesar de ter sofrido mais um empate frente ao Ferencváros, atual campeão húngaro. 

Dado que, no início da noite, um empate seria suficiente para classificar as duas equipas para a eliminatória, foi talvez uma surpresa ver o primeiro período jogado com uma intensidade tão elevada. A Fiorentina dominou a bola e teve a maior parte das oportunidades, com Josip Brekalo a chegar mais perto para a equipa da Serie A, com um remate à meia-volta que passou por cima da trave. Mas foi de facto a equipa da casa que desfrutou das melhores oportunidades da parte, com o guarda-redes da Fiorentina, Oliver Christensen, a ser obrigado a uma dupla defesa para negar os golos a Bálint Katona e Eldar Ćivić.

O Ferencváros começou a segunda parte de forma rápida e foi recompensado com um golo madrugador. Aproveitando um ressalto de bola dentro da grande área, Kristoffer Zachariassen rematou de primeira para o fundo das redes, depois de um cruzamento de Mohammad Abu Fani. A Fiorentina, ciente de que uma derrota a faria cair para o segundo lugar do grupo, acelerou o passo em busca do empate. O central Luca Ranieri mostrou o instinto de um ponta de lança na grande área e finalizou aos 73 minutos para restabelecer a igualdade em Budapeste.

No final das contas, um empate - como foi o caso quando os dois se enfrentaram no início do grupo - é provavelmente um resultado justo. Nos seis jogos disputados, a Fiorentina marcou mais golos do que a sua congénere húngara, o que sugere que está bem posicionada para lutar pelo título da Liga Conferência mais uma vez. Embora o Ferencváros tenha de se contentar com a fase de repescagem, em vez de se qualificar diretamente para os oitavos de final, pode pelo menos esperar que o futebol europeu seja eliminado pela segunda vez consecutiva.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Outros resultados da 6.ª jornada:

Fenerbahçe 4-0 Trnava

Genk 2-0 Cukaricki

Ludogorets 1-0 Nordsjaelland

PAOK 4-2 HJK