Liga Conferência: Penetra e Dantas na vitória do AZ (1-0), Lille vence em Ljubljana (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Conferência: Penetra e Dantas na vitória do AZ (1-0), Lille vence em Ljubljana (2-0)

A festa do Lille
A festa do LilleProfimedia
Oo emblema neerlandês venceu o conjunto bósnio e ainda sonha com a passagem à fase a eliminar, mas precisa de um deslize de uma vitória do Aston Villa para chegar à última ronda com hipóteses. O Lille, de Paulo Fonseca, venceu e vai discutir o primeiro lugar com o Slovan Bratislava. Duk, antigo avançado do Benfica, marcou no empate do Aberdeen

Olimpija Ljubljana 0-2 Lille

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Olimpija Ljubljana recebeu o Lille sabendo que apenas uma vitória seria suficiente para manter vivo o sonho da Liga Conferência, enquanto os visitantes estavam a uma vitória de seguir em frente. Surpreendentemente, foi a última equipa do Grupo A que começou por cima, criando a primeira oportunidade do jogo aos 10 minutos, quando Rui Pedro rematou de cabeça para Lucas Chevalier.

No entanto, apesar de grande parte do relvado estar encharcado, os visitantes entraram no jogo e mereceram a vantagem após um bom trabalho de Edon Zhegrova nas alas, que resultou num remate de Rémy Cabella para o fundo das redes. Zhegrova deu muito trabalho aos anfitriões na primeira parte, mas não conseguiu aumentar o seu único golo na UECL, ao ser incrivelmente travado por uma grande defesa de Denis Pintol antes do intervalo.

O Lille começou a segunda parte por cima e parecia ter arrumado com o jogo antes da marca da hora, quando Yusuf Yazıcı fez a bola passar por cima da linha, mas depois de um longo controlo do VAR, foi excluído por fora de jogo. O jovem Nemanja Motika, que tinha sido chamado para o jogo, rematou a 15 metros à figura de Chevalier.

Pintol continuou a fazer um jogo memorável na segunda parte, em particular quando mostrou os seus reflexos para negar Yazıcı a 20 minutos do fim. No entanto, Pintol não conseguiu manter Yazıcı afastado por muito tempo e o avançado acabou por marcar o seu golo a 10 minutos do fim, quando se adiantou no marcador e rematou para o fundo da baliza, dobrando a vantagem do Lille.

O Lille venceu confortavelmente o resto do jogo para garantir uma vitória por 2-0 que os leva aos oitavos de final da Liga Conferência e confirma a eliminação dos Dragões na sua primeira participação na fase de grupos da competição.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

AZ 1-0 Zrinjski

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter desperdiçado uma vantagem de três golos contra os campeões bósnios na primeira jornada, o AZ parecia determinado a impor a sua autoridade no início da partida, com Ruben van Bommel e Vangelis Pavlidis a chegarem perto no primeiro quarto de hora. Os anfitriões continuaram a procurar a vantagem à medida que a primeira parte avançava, e ficaram furiosos quando o remate de Ernest Poku à queima-roupa atingiu o braço de Matija Malekinušić - apenas para o incidente ser anulado pelo VAR após uma longa revisão.

Alimentado por um sentimento de injustiça e pelo facto de que apenas uma vitória seria suficiente para manter vivas as suas esperanças de seguir em frente, o AZ lançou-se na frente em busca de um golo antes do intervalo. No entanto, a falta de eficácia no último terço continuou a revelar-se problemática, com Pavlidis a rematar a melhor oportunidade dos anfitriões para o fundo das redes, mantendo o Zrinjski empatado ao intervalo.

Após o intervalo, a pressão dos anfitriões foi mais intensa e, pouco antes da hora de jogo, a equipa da casa fez valer a sua pressão. Pavlidis foi desajeitadamente rasteirado por Mario Ćuže quando o atacante do AZ ameaçava puxar o gatilho, e o internacional grego limpou a poeira para disparar o penálti para o fundo das redes. Armados com o ímpeto, os Cheese Farmers foram em busca do segundo golo, mas Marko Marić negou Djordje Mihailovic e Pavlidis com uma soberba dupla defesa.

Depois de não ter conseguido registar um único remate à baliza durante os primeiros 80 minutos, um empate no final parecia sempre improvável para os visitantes. E foi o que aconteceu, já que os anfitriões conseguiram a vitória com facilidade, conquistando apenas o segundo triunfo em seis jogos em todas as competições. Agora, os comandados de Pascal Jansen precisam que o Legia Varsóvia perca com o Aston Villa ainda esta noite, antes de defrontarem o conjunto polaco num confronto de "tudo ou nada" na sexta jornada da Liga Conferência. O Zrinjski, por sua vez, está eliminado da competição após quatro derrotas consecutivas.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

HJK 2-2 Aberdeen

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de perder os quatro jogos anteriores em todas as competições, o HJK começou com o pé direito diante do cenário de neve constante na Bolt Arena, quando Kelle Roos negou a Topi Keskinen uma defesa sublime. No entanto, o guarda-redes do Aberdeen não pôde fazer nada para evitar que o atual campeão finlandês abrisse o marcador aos 16 minutos, quando Hassane Bandé acertou um chute venenoso que passou voando por Roos.

Os anfitriões estavam bem na partida e estiveram a centímetros de dobrar a vantagem momentos depois, com o temível remate de Santeri Hostikka a bater Roos, mas não a trave. O atacante Hostikka, por sua vez, marcou o primeiro golo pouco depois da metade do primeiro tempo, quando recebeu a bola na entrada da área e chutou para o fundo da baliza. O primeiro tempo miserável teve um lado positivo para os Dons, que reduziram a desvantagem pela metade com um golaço de Angus MacDonald que entrou no ângulo superior.

Inspirado pelo golo de tirar o fôlego de MacDonald pouco antes do intervalo, o Aberdeen voltou a empatar aos 56 minutos, quando Duk cabeceou instintivamente para o fundo da baliza após um remate de Richard Jensen que atravessou a área de seis metros. Pouco depois do golo do empate, a equipa da primeira divisão escocesa quase virou o jogo, mas a suplente Ester Sokler só conseguiu desviar a bola para longe, enquanto o guarda-redes do HJK, Niki Mäenpää, fazia uma grande defesa para manter o resultado empatado.

Depois de uma breve interrupção no jogo devido a uma forte queda de neve, as duas equipas trocaram oportunidades viáveis para garantir a vitória, mas acabaram por se contentar com um ponto para cada lado em condições de jogo terríveis. Apenas uma vitória na Grécia sobre o PAOK evitará que o HJK termine em último lugar no Grupo G, enquanto o Aberdeen viaja para enfrentar o Eintracht Frankfurt também em busca de quebrar o jejum de vitórias após uma campanha miserável.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Besiktas 0-5 Club Brugge

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Já eliminados, os anfitriões, sem surpresa, pareciam subjugados desde o início, e os aplausos do Estádio Beşiktaş, meio vazio, rapidamente se transformaram em vaias, já que o golo de Casper Nielsen de longe deu a vantagem à equipa belga com apenas quatro minutos. Os visitantes mantiveram a pressão e dobraram a vantagem dez minutos depois, quando Hugo Vetlesen cruzou com precisão para Igor Thiago, que estava completamente desmarcado na área de seis jardas.

Os anfitriões tiveram uma grande oportunidade para voltar a entrar no jogo, quando Ante Rebić foi isolado, mas perdeu a compostura ao tentar um remate em ângulo e a bola foi por cima da barra. E quaisquer esperanças de uma reviravolta foram prontamente destruídas 26 segundos após o intervalo, quando Éder Álvarez Balanta mostrou grande antecipação para ganhar a bola no alto do campo. Ele lançou Thiago, com o atacante brasileiro a bisar golo para fazer o 3-0.

A festa dos belgas em Istambul
A festa dos belgas em IstambulProfimedia

O Beşiktaş desmoronou verdadeiramente depois disso, e foi 4-0 após 50 minutos, quando os visitantes estavam em fila para colocar a bola no fundo da rede, mas eles mostraram paciência para trabalhar a bola de volta para Raphael Onyedika na borda da área. Ele escolheu o seu lugar e despachou-a para lá do desamparado Ersin Destanoğlu. Para seu crédito, o Beşiktaş tentou atacar, mas estava com muita falta de confiança, e outro golo chegou no contra-ataque a 20 minutos do fim, quando Michał Skóraś correu pela esquerda antes de dar a Andreas Skov Olsen o mais simples dos tap-ins para completar a goleada.

Os anfitriões estavam simplesmente a jogar por orgulho neste jogo, pelo que o resultado não tem qualquer influência na sua campanha. Mas o Club Brugge chega à última jornada a precisar apenas de um ponto ou mais no confronto com o FK Bodø/Glimt para garantir o primeiro lugar.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Outros resultados:

Breidablik 1-2 Maccabi Tel AvivAstana 0-2 Dínamo ZagrebBallkani 0-1 Viktoria PlzenGent 4-1 ZoryaKÍ Klaksvik 1-2 Slovan Bratislava