Puro drama: uma estatística para cada jogo da última jornada da fase de liga da Liga Conferência

O KuPS Kuopio fez história para o seu país na Liga da Conferência
O KuPS Kuopio fez história para o seu país na Liga da ConferênciaMIKE HEWITT / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

A Liga Conferência proporcionou uma ronda final cheia de emoções, com golos nos últimos minutos e reviravoltas notáveis que levaram alguns clubes a celebrar e outros a ficar de coração partido. Aqui ficam as estatísticas de cada um dos jogos.

5 - Tal como aconteceu durante praticamente toda a fase de apuramento de campeão, o AEK Larnaca aguentou mais um adversário. Karol Angielski marcou a sete minutos do fim para permitir que os vencedores da Taça de Chipre vencessem o Shkendija por 1-0 em casa. O clube da Macedónia do Norte vai passar aos playoffs da fase a eliminar, algo que nenhum outro clube do seu país tinha conseguido antes. Quanto ao AEK, manteve a sua quinta baliza a zero esta época. É o mesmo número de jogos que o AEK já havia feito em participações anteriores nas fases principais da Europa.

4 - Nenhum golo foi marcado no jogo entre o AZ e o Jagiellonia Bialystok, nos Países Baixos. Os anfitriões jogaram com um homem a mais durante cerca de meia hora, depois de Afimico Pululu ter sido expulso pouco depois da marca da hora de jogo. Mesmo assim, não foi suficiente para o AZ, que terminou três pontos acima do seu adversário no meio da tabela. O Jagiellonia empatou os três jogos que disputou fora de casa na fase de grupos do campeonato e, incluindo o empate na Albânia no playoff, soma quatro empates consecutivos fora de casa.

8 - O Celje mais uma vez não conseguiu vencer, tendo de se contentar com um resultado sem golos contra o Shelbourne. Os anfitriões tiveram 23 tentativas na partida, mas não conseguiram superar os irlandeses, o que os deixou com uma vaga nos playoffs. O conjunto irlandês encerrou a sua primeira participação na fase de grupos sem vencer e, o que é mais dramático, sem marcar nenhum golo. Na verdade, o clube irlandês não marcou em oito partidas da Liga Conferência, incluindo as eliminatórias.

21 - O drama da noite aconteceu na Grécia, onde o AEK Atenas superou uma desvantagem de dois golos em casa contra o CS Universitatea Craiova. Com um golo de penálti de Luka Jovic aos 90+15 minutos, o AEK venceu por 3-2 e terminou a fase de grupos em quarto lugar. Foi um desgosto para o CSU Craiova, que ficou de fora da fase eliminatória graças aos golos marcados nos descontos. O golo de Jovic foi o 21º golo do AEK Atenas contra adversários romenos na competição continental.

11 - O Dyanmo Kiev terminou a sua campanha na Liga Conferência em alta graças a uma vitória por 2-0 sobre o Noah. Um golo em cada parte foi suficiente para os ucranianos terminarem a um ponto do top 24. O Noah conseguiu ainda fazer história ao ser a primeira equipa da Arménia a passar uma fase de grupos/campeonato. Desde que começou a jogar em terreno neutro nos jogos em casa, foi a 11ª vez que um jogo do Dínamo em "casa" viu apenas uma equipa marcar.

1 - As coisas continuam a ir de mal a pior para a Fiorentina, que perdeu por 1-0 na Suíça frente ao Lausanne-Sport. Gabriel Sigua fez a diferença no jogo, já que a equipa suíça falhou por pouco a qualificação direta para os oitavos de final, ao passar pela La Viola. A Fiorentina teve duas estreias após o seu último revés: esta foi a sua primeira derrota em solo suíço depois de estar invicta nas suas primeiras sete viagens. Além disso, esta é a primeira vez que o clube sofre duas derrotas consecutivas como visitante na mesma temporada europeia.

13 - O Mainz fez estragos antes e depois do intervalo e venceu o Samsunspor por 2-0 num confronto importante. A vitória garantiu a classificação para os oitavos de final para os alemães, que agora estão mais longe do que nunca na Europa. O conjunto turco não conseguiu manter o bom início de temporada e não venceu nenhuma das três últimas partidas, ficando fora dos oito primeiros colocados. O time da Bundesliga teve 13 finalizações na partida, seis a mais que o adversário.

15 - O Lincoln Red Imps não conseguiu classificar-se após uma derrota por 4-1 para o Legia Varsóvia. Os polacos marcaram cedo e pressionaram o adversário de Gibraltar. Apesar de já estarem eliminados antes do pontapé de saída, os Wojskowi arrastaram consigo os Red Imps para fora da Europa. A situação não pode ser melhor para o Lincoln, que sofreu 15 golos ao longo dos seis jogos da fase de grupos.

2 - A história foi feita em Selhurst Park, quando o Crystal Palace empatou com o KuPS Kuopio. Os Eagles não conseguiram mais uma vez obter o resultado esperado, o que os deixa fora dos oito primeiros colocados. Em vez disso, terão de passar aos oitavos de final através dos playoffs. A eles junta-se o KuPS, que se tornou a primeira equipa finlandesa a passar com sucesso uma fase de grupos. O campeão da Veikkausliiga também marcou os seus dois golos nas duas únicas tentativas de remate à baliza.

16 - O Rakow completou uma fase impressionante do campeonato ao derrotar o Omonia Nicosia por 1-0 fora de casa. Oskar Repka decidiu o jogo pouco depois do recomeço, com a equipa de Czestochowa a segurar mais três pontos e a terminar no segundo lugar. A equipa de Czestochowa garantiu mais três pontos e o segundo lugar, que será disputado nos oitavos de final em março, algo que o Omonia ainda tem hipóteses de fazer, embora através dos playoffs. A equipa da capital cipriota perdeu pela 16.ª vez um jogo em casa na Europa sem marcar golos.

17 - O maior confronto da jornada não dececionou: o Lech Poznan levou a melhor sobre o Sigma Olomouc. Com dois golos de Mikael Ishak no primeiro tempo, os polacos venceram por 2-1 fora de casa e avançaram para os playoffs. No entanto, o golo mais importante acabou por ser o de Jan Kral, aos 84 minutos, que, juntamente com a vitória do AEK de Atenas no último minuto, garantiu a passagem dos checos. O Lech marcou em todos os jogos da fase de grupos pela primeira vez em 17 anos, quando o fez na Taça UEFA.

10 - Em casa, o Rayo Vallecano manteve a invencibilidade em jogos continentais com uma vitória por 3-0 sobre o Drita. O jogo foi um pouco mais apertado do que o marcador sugere, mas os espanhóis conseguiram fazer o que queriam e, com isso, têm dois jogos a menos no calendário. O Drita continua feliz por ser a primeira equipa do Kosovo a passar à fase a eliminar. O Rayo venceu pela décima vez uma competição de clubes da UEFA diante dos seus adeptos em 11 partidas (10-1-0).

12 - O jogo entre Shakhtar Donetsk e Rijeka, na Polónia, terminou sem golos, com os "Pitmen" a fazerem o suficiente para passarem aos oitavos de final como primeiros classificados. Os visitantes fizeram apenas uma tentativa de golo durante os 90 minutos e estavam mais do que felizes por terem chegado à fase de mata-mata pela primeira vez. Afinal, foi apenas a segunda vez que o Rijeka conseguiu manter a invencibilidade em uma partida fora de casa na fase de grupos, a outra aconteceu há 12 anos.

18 - O Shamrock Rovers encerrou a dececionante campanha na fase de grupos com uma vitória. Marcando nos descontos dos dois tempos, o campeão da Liga da Irlanda venceu o Hamrun Spartans por 3-1. O golo e a assistência de Graham Burke nos primeiros 45 minutos levaram os anfitriões à vitória no jogo decisivo. O Hamrun, que também está fora da Liga da Conferência, foi derrotado pela 18.ª vez na Europa.

14 - O Zrinjski está vivo para ver outro dia de forma notável. Um golo contra de Nenad Cvetkovic impediu que o Rapid Viena tivesse uma despedida perfeita, com os bósnios a marcarem o golo de que precisavam no empate a 1-1. O golo foi o suficiente para garantir a passagem dos anfitriões, sendo o segundo ano consecutivo em que uma equipa da Bósnia passa esta fase. O Rapid evitou a ignomínia de ficar sem qualquer ponto na fase de apuramento para o campeonato, apesar do golo do empate no final. A equipa de Mostar marcou 14 golos nas suas duas participações na fase de grupos da Liga Conferência, todos eles em casa.

9 - Cesar Blackman deu ao Slovan Bratislava algo para comemorar no último jogo da temporada da Liga Conferência. Os eslovacos derrotaram o BK Hacken e as duas equipes despediram-se da competição. Tal como aconteceu há dois anos na Liga Europa, os suecos não conseguiram conquistar uma vitória. Desta vez, conseguiram evitar a derrota por três vezes. Mas não conseguiram desta vez, sendo esta a sua nona derrota numa fase de grupos.

20 - Depois de já ter garantido uma vaga na fase de mata-mata antes mesmo do pontapé inicial, o Sparta Praga venceu o Aberdeen por 3-0 para terminar a fase de classificação em quarto lugar e se classificar para as oitavas-de-final. Os Dons estão eliminados, pois perderam quatro dos seus seis confrontos, sofreram 14 golos e não marcaram na estrada. O Sparta, por sua vez, mantém o bom retrospeto contra os escoceses, com a oitava vitória em 13 jogos (8-2-3) e 20 golos marcados.

29 - Guardamos o melhor para o final, com o Estrasburgo a terminar em primeiro lugar na fase de 36 equipas, graças à vitória em casa sobre o Breidablik, já eliminado. Martial Godo marcou o golo da vitória a 10 minutos do fim, dando à equipa da Ligue 1 a sua quinta vitória na Liga Conferência esta época. O Breidablik, que tinha a possibilidade de seguir em frente com uma vitória, deixa a competição depois de ter sofrido 29 golos nas suas duas participações nesta fase.