Liga das Nações: Croácia, Polónia e Escócia são adversários de Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações: Croácia, Polónia e Escócia são adversários de Portugal

O troféu da Liga das Nações
O troféu da Liga das NaçõesUEFA
Portugal ficou a conhecer, esta quinta-feira, os adversários na quarta edição da Liga das Nações. A equipa das quinas é, recorde-se, a vencedora da primeira prova, em 2019, mas desde então foi ultrapassado na fase de grupos França e Espanha, que venceram as edições seguintes.

No pote 2, apenas atrás das quatro equipas que participaram na final four da última Liga das NaçõesPortugal sabia desde o início que ia evitar Dinamarca, Bélgica e Hungria. Assim, do pote 1 chegou Croácia, do pote 3 apareceu a Polónia e Escócia completou o agrupamento.

A Croácia é um reencontro a nível de Liga das Nações. As duas equipas defrontaram-se em 2020/21, com Portugal a vencer as duas partidas. De resto, a Seleção Nacional nunca perdeu com os croatas.

A Polónia é também um adversário de boas memórias para Portugal. Foram adversários na primeira edição da prova, em 2018/19, que a Seleção Nacional conquistou, sendo que na altura venceu em Chorzów (3-2) e empatou em Guimarães (1-1). Em 13 jogos, a equipa das quinas só perdeu em três ocasiões (cinco empates e cinco vitórias).

Por último a Escócia, que subiu da Divisão B ao superar um grupo com Ucrânia, República da Irlanda e Arménia. Será o primeiro jogo oficial entre as duas seleções no século XXI, sendo que se defrontaram em 2018, com a vitória a sorrir aos portugueses (2-1).

A fase de grupos, recorde-se, arranca em setembro de 2024, com duas partidas (5 a 7 e 8 a 10). Seguem-se mais duas jornadas em outubro (10 a 12 e 13 a 15) e novembro (14 a 16 e 17 a 19). Os dois primeiros classificados de cada agrupamento avançam para os quartos de final (20 a 25 de março de 2025) que darão acesso à final four (4 a 8 de junho de 2025).

Confira o sorteio completo:

Divisão A:

Os dois primeiros classificados avançam diretamente para os quartos de final. Os terceiros vão disputar um play-off de manutenção com os segundos da Divisão B, enquanto os últimos são automaticamente despromovidos.

A1: Croácia, Portugal, Polónia e Escócia;

A2: Itália, Bélgica, França e Israel;

A3: Países Baixos, Hungria, Alemanha e Bónsia;

A4: Espanha, Dinamarca, Suíça e Sérvia.

Divisão B:

Os quatro vencedores do grupo sobem diretamente ao primeiro escalão. Os segundos classificados vão disputar um play-off com os terceiros da Divisão A para tentar a promoção. Os terceiros também jogam uma eliminatória de manutenção com a Divisão C. Os últimos classificados são despromovidos.

B1: República Checa, Ucrânia, Albânia e Geórgia;

B2: Inglaterra, Finlândia, República da Irlanda e Grécia

B3: Áustria, Noruega, Eslovénia e Cazaquistão;

B4: País de Gales, Islândia, Montenegro e Turquia.

Divisão C:

Os primeiros classificados sobem de divisão. Os dois piores quartos classificados são despromovidos, enquanto os outros dois jogam um play-off com os segundos da Divisão C.

Os segundos classificados vão jogar um play-off de subida/manutenção com os terceiros da Divisão B

C1: Suécia, Azerbaijão, Eslováquia e Estónia;

C2: Roménia, Kosovo, Chipre e Lituânia/Gibraltar*;

C3: Luxemburgo, Bulgária, Irlanda do Norte e Bielorrússia;

C4: Arménia, Ilhas Faroé, Macedónia do Norte e Letónia.

Divisão D:

Os dois vencedores dos grupos são automaticamente promovidos. Os segundos classificados vão defrontar os dois melhores quartos classificados da Divisão C.

D1: Lituânia/Gibraltar*, São Marino e Liechtenstein;

D2: Moldávia, Malta e Andorra.

*O vencedor do play-off só vai ser decidido em março