Acompanhe as incidências da partida
Roberto Mancini voltou a assumir o comando, a destilar optimismo. E provavelmente faz bem. O selecionador tem a missão de manter elevado o moral de todo um movimento futebolístico que, há demasiado tempo, vive de poucas certezas e muitas desilusões.
A excepção continua a ser o Europeu conquistado, precisamente com ele no banco, no ano mais complicado da história contemporânea mundial. De resto, a Itália não oferece uma alegria, por mais pequena que seja, há demasiado tempo.
E assim, aquilo que durante décadas foi considerado uma mera formalidade, quase uma obrigação, ou seja, a qualificação para o Mundial, tornou-se afinal uma quimera.
Os azzurri, como sabemos, falharam já as últimas três edições do Mundial. Pior ainda, se é possível, é que os receios que pareciam reservados às outras seleções - às mais pequenas - se tornaram uma realidade com a qual também a Itália tem obrigatoriamente de lidar. O último? A despromoção na Liga das Nações.

Primeiro o terceiro lugar, depois os sonhos
É precisamente por isso que o duplo confronto com a Turquia assume uma importância especial. Primeiro em Bursa. Depois, 5 de outubro, Bolonha: dois jogos que vão definir o percurso dos azzurri e que chegam numa altura em que a Itália não pode dar-se ao luxo de perder mais terreno.
Mancini pode continuar a evocar o seu sonho de chegar à final da Liga das Nações. É uma perspectiva ambiciosa e, nesta fase, também útil para alimentar a confiança e a convicção. Mas o presente exige, acima de tudo, realismo.
A França, adversária de Donnarumma e companhia na próxima sexta-feira, pertence a outra dimensão. E também a Bélgica está hoje anos-luz à frente dos azzurri em qualidade e consistência.
O objectivo mais imediato - o único realisticamente alcançável - da Itália deve passar, portanto, por garantir o terceiro lugar, saindo incólume da deslocação à Turquia. Depois, terá de enfrentar com a máxima concentração a segunda mão no Dall'Ara.
O enésimo ponto de viragem entre relançamento e crise
Pela frente estará a seleção orientada por Vincenzo Montella, uma equipa que - essa sim - viveu o Mundial, uma realidade da qual, como dizíamos, a Itália já se afastou.
É verdade que a Turquia não chega de uma experiência particularmente brilhante no último Mundial. Mas os azzurri - adeptos incluídos - têm de se lembrar de que não disputam esse torneio há 12 anos. Sem este banho de realismo, arriscaríamos mesmo outra - a enésima - vergonha.
Em suma, por todas estas razões, depois da derrota frente à Bélgica, o jogo de Bursa torna-se desde já um importantíssimo ponto de viragem. É mais um para uma selecção e para todo um movimento que não fazem ideia da profundidade do abismo em que caíram.
O duplo confronto com a Turquia torna-se, assim, muito mais importante do que a deslocação ao Stade de France, porque representa um ponto de viragem extremamente delicado. Na situação em que se encontra a Itália, de facto, qualquer passo em falso acabaria por alimentar ainda mais uma espiral negativa que dura há vários anos. E não pode mesmo dar-se a esse luxo.
