Muito se especulou sobre o futuro internacional de De Bruyne, que se queixou de uma época potencialmente desgastante, com múltiplos compromissos tanto para o seu clube, o Manchester City, como para a seleção belga.
Mas Tedesco, ao mesmo tempo que omitiu vários titulares para abrir caminho a jogadores mais jovens, disse que De Bruyne era essencial para os seus planos de trazer uma geração mais jovem durante os seis jogos do Grupo A2 da Liga das Nações, entre setembro e novembro.
A Bélgica começa contra Israel a 6 de setembro, num jogo que foi transferido de Bruxelas para Debrecen, na Hungria, devido a questões de segurança, e defronta a França em Lyon, três dias depois.
"Temos estes seis meses até ao início da qualificação para o Campeonato do Mundo para tentar alguma coisa. Podemos trazer novos jogadores para testar um pouco, ver como vão atuar e dar-lhes um palco", disse Tedesco em conferência de imprensa.
O futuro
Assim, Yannick Carrasco, Leonardo Trossard e Axel Witsel foram dispensados, depois de o treinador os ter convocado para explicar os seus planos, mas disse que ainda poderão voltar a ser chamados no futuro.
"Conhecemos as suas qualidades, por isso podemos experimentar outros agora. Mas o Kevin (De Bruyne) é uma exceção. O Kevin é o nosso capitão e penso que à volta dele podemos deixar crescer estes jovens jogadores", acrescentou o técnico.
Lukaku, cuja transferência do Chelsea para o Nápoles foi finalizada na quinta-feira, tinha pedido um tempo para trabalhar a sua forma física, mas é esperado no final do ano, acrescentou o treinador.
Julien Duranville, de 18 anos, do Borussia Dortmund, foi convocado pela primeira vez, enquanto o defesa-central Jan Vertonghen,ex-Benfica, retirou-se do futebol internacional, e o guarda-redes do Real Madrid, Thibaut Courtois, recusou-se a jogar sob o comando de Tedesco.
Convocados da Bélgica:
Guarda-redes: Koen Casteels (Al Qadsiah), Thomas Kaminski (Luton Town), Matz Sels (Nottingham Forest)
Defesas: Timothy Castagne (Fulham), Zeno Debast (Sporting), Maxim De Cuyper (Club Brugge), Koni De Winter (Génova), Wout Faes (Leicester City), Thomas Meunier (Lille), Arthur Theate (Eintracht Frankfurt)
Médios: Kevin De Bruyne (Manchester City), Julien Duranville (Borussia Dortmund), Arne Engels (FC Augsburg), Orel Mangala (Olympique Lyonnais), Amadou Onana (Aston Villa), Alexis Saelemaekers (AC Milan), Youri Tielemans (Aston Villa), Arthur Vermeeren (RB Leipzig)
Avançados: Johan Bakayoko (PSV Eindhoven), Charles De Ketelaere (Atalanta), Jeremy Doku (Manchester City), Dodi Lukebakio (Sevilla), Lois Openda (RB Leipzig).